Economia PUCPR novamente entre os trabalhos aprovados no 52º Encontro Nacional de Economia da ANPEC

O artigo “Is monetary policy less powerful in recessions? Evidence from Brazil based on state dependent local projections (1997–2023)“, que tem a profa. Ingridhe Magalhães como primeira autora, foi aprovado para ser apresentado na 52ª edição do Encontro de Economia da ANPEC (Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia), o congresso acadêmico de economia mais importante no país.

O evento ocorrerá entre os dias 10/12/2024 e 13/12/2024. Você pode ler o trabalho da professora clicando aqui e obter maiores informações sobre o evento clicando aqui. Ao final desta postagem seguem o resumo e as palavras-chave do trabalho.

Economia PUCPR


Abstract: Em decorrência da sensibilidade da taxa de inflação e do produto agregado à taxa de juros variar de acordo com elementos cíclicos, uma questão que acaba surgindo é se a política monetária é mais eficaz em períodos de recessões. Assim, este artigo tem por objetivo avaliar se a política monetária é mais potente em ciclos de recessão ou de expansão econômica no Brasil. Para tanto, foram estimadas funções de impulso-resposta dependentes dos estados de expansão e recessão do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, entre 1997 a 2023, através do método de projeções locais. Os resultados indicam que a política monetária é mais potente com relação ao controle da inflação ao produto em períodos de expansão econômica. Por outro lado, o consumo agregado responde mais fortemente a uma elevação nos juros em períodos de recessão. Ademais, durante a recessão econômica, o consumo de bens de capital e duráveis é mais afetado pela política monetária do que bens não duráveis.

Keywords: Política Monetária; Ciclos Econômicos; Projeções Locais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *