Economia PUCPR mais uma vez entre os trabalhos aprovados no 27º Encontro de Economia da Região Sul – ANPEC-Sul

O artigo “A TEORIA AUSTRÍACA DA ATIVIDADE EMPRESARIAL: UMA DISCUSSÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DE ISRAEL KIRZNER”, que tem o prof. Lucas Casonato como primeiro autor, foi aprovado para ser apresentado na 27ª edição do Encontro de Economia da Região Sul da ANPEC (Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia), o congresso acadêmico de economia mais importante na região Sul do país.

O evento ocorrerá entre os dias 11/07/2024 e 12/07/2024 na Universidade Estadual de Maringá, em Maringá-PR. Você pode ler o trabalho clicando aqui e obter maiores informações sobre o evento clicando aqui. Ao final desta postagem seguem o resumo e as palavras-chave do trabalho.

Economia PUCPR

Resumo: Considerando a postura de engajamento profissional de Kirzner em um contexto de crise e posterior reorganização da Escola Austríaca, o artigo investiga se há originalidade na contribuição kirzneriana para a teoria da atividade empresarial por ele apresentada. Argumentase que só existe uma teoria da atividade empresarial pela presença simultânea das contribuições misesianas e hayekianas contrastadas com a microeconomia neoclássica. Assim, a principal originalidade na proposição de Kirzner é adotar as abordagens de Mises e Hayek como complementares sob um mesmo arcabouço desenhado com base num pano de fundo oferecido pela teoria tradicional e na correção das falhas apontadas por Kirzner. É a junção desses três elementos sob a ótica kirzneriana que permite simultaneamente todos os aspectos da teoria da ação empresarial.

Palavras-chave: Israel Kirzner. Atividade Empresarial. Escola Austríaca.