Economia PUCPR entre os trabalhos aprovados no 27º Encontro de Economia da Região Sul – ANPEC-Sul

O artigo “A Escola da Virgínia na visão de autores brasileiros: uma introdução à Teoria da Escolha Pública”, que tem como primeiro autor o estudante Lucas Cunha do Curso de Economia da PUCPR, e o prof. Lucas Casonato como segundo autor, foi aprovado para ser apresentado na 27ª edição do Encontro de Economia da Região Sul da ANPEC (Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia), o congresso acadêmico de economia mais importante na região Sul do país.

O evento ocorrerá entre os dias 11/07/2024 e 12/07/2024 na Universidade Estadual de Maringá, em Maringá-PR. Você pode ler o trabalho clicando aqui e obter maiores informações sobre o evento clicando aqui. Ao final desta postagem seguem o resumo e as palavras-chave do trabalho.

Economia PUCPR

Resumo: A Escola da Virgínia, ou Escola/Teoria da Escolha Pública desafiou a concepção tradicional sobre as motivações dos agentes governamentais, atribuindo a eles os mesmos motivos e incentivos que afetam os agentes econômicos. Com essa mudança teórica e metodológica, os agentes políticos foram reinterpretados como auto interessados, que se priorizam antes do interesse público. Conquanto o destaque recebido pela escola, que teve um dos seus protagonistas agraciado com o Prêmio Nobel de Economia, a escola é pouco conhecida no Brasil e são poucos os trabalhos nacionais que a estudam ou a tangenciam. Por isso, a presente pesquisa busca oferecer uma visão sistematizada sobre a Escola da Virgínia, ou Escola/Teoria da Escolha Pública, com base na produção acadêmica brasileira, a fim de apontar os pontos já bem tratados na literatura nacional e identificar aqueles que foram negligenciados ou merecem mais explicações. Assim, o estudo preenche duas lacunas nessa literatura: (i) oferece uma síntese do que é essa corrente de pensamento; e (ii) apresenta e discute questões relevantes que ainda não foram tratadas na produção nacional sobre essa abordagem teórica.

Palavras-chave: Escola da Virgínia; Escola da Escolha Pública. Teoria da Escolha Pública.