Economia PUCPR novamente entre os trabalhos aprovados no 26º Encontro de Economia da Região Sul – ANPEC-Sul

O artigo “O Capítulo da Moeda Baseada em Reservas de Commodities: Friedrich A. Hayek, John Maynard Keynes e a Ordem Monetária Internacional”, do prof. Keanu Telles, foi aprovado para ser apresentado na 26ª edição do Encontro de Economia da Região Sul da ANPEC (Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia), o congresso acadêmico de economia mais importante na região Sul do país.

O evento ocorreu entre os dias 10/08/2023 e 11/08/2023 na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba-PR. Você pode ler o trabalho da professor clicando aqui e obter maiores informações sobre o evento clicando aqui. Ao final desta postagem seguem o resumo e as palavras-chave do trabalho.

Economia PUCPR

Resumo: O choque frontal nas páginas da Economica entre Friedrich A. Hayek e John Maynard Keynes em 1931 foi singular em escala e influência. Apesar deste evento ter tido intensas repercussões na profissão como um todo, em 1943 ocorreu um episódio menos conhecido envolvendo ambos. Hayek e Keynes entraram em controvérsia sobre as re-fundações do sistema monetário internacional no pós-Segunda Guerra Mundial e a proposta da moeda baseada em reservas de commodities. Esse round foi negligenciado, mas é historicamente relevante já que foi o único debate público com engajamento ativo de ambos os lados em uma revista profissional depois de 1931. Ademais, o mesmo é representativo da relação madura pessoal e intelectual de Hayek e Keynes, marcada por convergência, diálogo e amizade. Essa colaboração foi particularmente desenvolvida quando a London School of Economics (LSE) teve de ser evacuada para Cambridge durante a Segunda Guerra Mundial e Keynes arranjou acomodações para Hayek no King’s College, Cambridge.

Palavras-chave: Friedrich A. Hayek, John Maynard Keynes, Benjamin Graham, moeda baseada em reservas de commodities, sistema monetário internacional.