Economia PUCPR entre os trabalhos aprovados no 14º Congresso Brasileiro de História Econômica

O artigo “A Lei da Indiferença de Jevons na argumentação de Kirzner pela relevância e singularidade da Economia Austríaca”, que tem o prof. Lucas Casonato como primeiro autor, foi aprovado para ser apresentado na 14ª edição do Congresso Brasileiro de História Econômica da ABPHE (Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica).

O evento ocorrerá de forma remota entre os dias 15/11/2021 e 17/12/2021. Você pode ler o trabalho do professor clicando aqui e obter maiores informações sobre o evento clicando aqui. Ao final desta postagem seguem o resumo e as palavras-chave do trabalho.

Economia PUCPR


Resumo: Este artigo estuda a contribuição de Kirzner para a tese da tendência ao equilíbrio na economia, analisando a leitura que ele fez da Lei da Indiferença de Jevons. Essa análise se insere no debate sobre qual foi o objetivo de Kirzner ao se aproximar da Economia Neoclássica nas discussões da tendência ao equilíbrio, se ele tentava ou não se associar aos Neoclássicos. A investigação é realizada por meio da reconstrução do uso da Lei de Jevons por Kirzner, considerando sua estratégia argumentativa de levar as ideias da Escola Austríaca ao restante da profissão. Com base nisso, o trabalho mostra que a aproximação de Kirzner à Economia Neoclássica lhe serviu como base para destacar a relevância e singularidade da Economia Austríaca. O artigo conclui que isso permitiu a Kirzner destacar as principais diferenças entre Austríacos e Neoclássicos.

Palavras-chave: Israel Kirzner. Lei da Indiferença de Jevons. Escola Austríaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *