Criando o Futuro - PUCPR

PUCPR Acolhe

Terapias com animais: como essas práticas podem beneficiar a saúde

Saiba mais sobre os benefícios trazidos pelas terapias com animais, seja em casa, seja em ambientes específicos com acompanhamento profissional

Se você acha que terapia é coisa só de humanos, e que só vale se envolver divãs e monólogos intermináveis, prepare-se para uma reviravolta no enredo. Esqueça os estereótipos e deixe os cachorros, gatos e até mesmo coelhos e outros animais entrarem em cena. Brincadeiras à parte, a terapia com animais está em alta e pode contribuir muito para uma vida com mais leveza.

Quem tem um animalzinho em casa certamente já reparou no poder terapêutico de um rabinho abanando. Ou então, de outro gesto simples pelo qual o pet demonstrou a satisfação de desfrutar da sua companhia. Não é só impressão: os efeitos da convivência com animais já viraram tema de estudo e os resultados são animadores. Tanto é que, em muitos casos, se tornam até recomendação médica.

Por exemplo, um artigo publicado pela revista científica Research, Society and Development (v. 11, n. 4), em 2022, traz um compilado de estudos sobre Terapia Assistida por Animais associados ao tratamento de transtornos psicológicos. E menciona resultados significativos em relação à influência positiva dessa prática. Em seguida, vamos citar alguns deles.

Primeiramente, o que é a Terapia Assistida por Animais (TAA)?

Em síntese, a Terapia Assistida por Animais (TAA) é um método terapêutico que se utiliza do contato com animais a fim de complementar o tratamento dos pacientes. No caso dos cachorros, essa prática também é conhecida como cinoterapia.

Trata-se de um tratamento cientificamente comprovado, que tem por objetivo cuidar e ajudar a promover o bem-estar emocional, físico, cognitivo e social dos pacientes.

Esse tipo de tratamento apresenta resultados muito bons até em pacientes hospitalizados, pois os pets agem mais do que como um animal de estimação. Eles podem atuar como cuidadores e grandes companheiros.

Benefícios das terapias com animais

Sem dúvida, a presença de um animal pode fazer uma diferença surpreendente na vida das pessoas. Além de proporcionar companhia e conforto, também contribui significativamente para a melhoria de condições físicas e emocionais. Por isso, confira alguns benefícios:

1. Redução do estresse e da ansiedade: a interação com animais pode diminuir os níveis de cortisol e aumentar a produção de serotonina, promovendo uma sensação de calma e bem-estar.
  1. Melhora da saúde mental: a presença de um animal pode ajudar a aliviar sintomas de depressão e solidão, pois oferece companhia constante e apoio emocional.
  1. Aumento da socialização: terapias com animais incentivam a interação social e podem ajudar a melhorar habilidades de comunicação, especialmente em ambientes como grupos de terapia ou lares de cuidados.
  1. Estimulação cognitiva: atividades como treinar um animal ou participar de jogos interativos ajudam a manter a mente ativa e engajada, o que é benéfico para pessoas de todas as idades.
  1. Melhora na qualidade do sono: a presença de um animal pode contribuir para um sono mais tranquilo e profundo, ajudando a regular padrões de sono e a combater insônia.
  2. Facilitação da reabilitação física: terapias que envolvem atividades com animais podem auxiliar na recuperação de habilidades motoras e no aumento da mobilidade em pacientes em reabilitação. A equoterapia, por exemplo, pode ajudar a melhorar a coordenação motora, o equilíbrio, a atenção, a autoconfiança e a autoestima.
  1. Desenvolvimento de habilidades emocionais: a interação com animais pode promover empatia, responsabilidade e autoestima. Sobretudo em crianças e adolescentes.
  2. Redução da dor: estudos mostram que a presença de um animal pode atuar como um analgésico natural. Dessa forma, diminui a percepção da dor e melhora o conforto geral.
  3. Incentivo ao exercício físico: cuidar e brincar com um animal pode estimular a atividade física regular. O que é benéfico para a saúde geral e o bem-estar.
  1. Apoio em condições específicas: terapias com animais são frequentemente usadas para auxiliar no tratamento de condições como o autismo, o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e doenças neurodegenerativas.

“Aumigos” pelos corredores da PUCPR

Você sabia que, de tempos em tempos, os estudantes da PUCPR recebem a visita de cães terapeutas? Essa visita especial faz parte do Projeto Focinhos, uma ação pioneira e inovadora da Universidade, que traz os cães terapeutas para o ambiente educacional com o intuito de aliviar o estresse do dia a dia com toda a comunidade acadêmica.

Essa ação, promovida pelo PUCPR Acolhe, acontece tanto no Câmpus Curitiba quanto no Câmpus Londrina. E espalha sorrisos por onde passa.

>>> Confira um dia do Gihon como cão terapeuta.

O Projeto Focinhos conta com a participação de voluntários e seus cães. Baseado nos estudos sobre os benefícios das atividades assistidas por animais, a iniciativa busca contribuir com a qualidade de vida e bem-estar no ambiente universitário. Sem falar na fofura, não é verdade?

>>> Saiba mais sobre essa e outras ações do setor de acolhimento aos estudantes. Confira a participação do Projeto Focinhos no Globo Repórter, reforçando a importância da presença dos pets em ambientes como a universidade, o trabalho e até o dentista:

Confira a reportagem completa!