EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL

5 passos para trabalhar no exterior 

Trabalhar no exterior exige planejamento, estratégia e disposição para se preparar do jeito certo para ser aprovado no processo seletivo de uma empresa estrangeira. 

Viver experiências únicas, conhecer pessoas diferentes, melhorar a qualidade de vida e ganhar em dólar, euro ou outra moeda forte. Se você quer trabalhar no exterior, certamente esses são alguns motivos que te impulsionam a correr atrás desse sonho. 

Mas se você realmente quiser conquistar a tão sonhada vaga de emprego no exterior, precisa começar a se mexer. A boa notícia é que as empresas estrangeiras já estão acostumadas a contratar brasileiros, seja para trabalhos remotos ou presenciais.  

Para você ter uma ideia, de acordo com o “Relatório Global de Contratações Internacionais”, o Brasil é um dos cinco países com mais profissionais trabalhando para empresas gringas.  

Sabe o que isso significa? Que você realmente tem chance de transformar o seu sonho em realidade! E a forma mais fácil de conseguir atingir esse objetivo é conhecer o caminho trilhado por pessoas que conseguiram alcançar esse objetivo. 

Quer saber que caminho é esse e pegar as melhores dicas para passar por esse processo? Continue a leitura! 

O que você precisa para trabalhar no exterior? 

O primeiro passo para realizar esse sonho é entender que precisa cumprir alguns requisitos para atingir esse objetivo.  

Normalmente, eles são exigidos para quem vai fazer um estágio internacional ou concorrer a uma vaga de emprego após concluir a graduação. 

Conheça abaixo alguns desses requisitos: 

  • Capacidade de se comunicar com clareza no idioma local. Dependendo da vaga, pode ser exigido a realização de um teste de proficiência que comprove o seu grau de fluência nesse idioma; 
  • Currículo estruturado conforme o modelo usado em cada país e cover letter (carta de apresentação); 
  • Visto ou permissão de trabalho (Work Permit) válido para formalizar e ter acesso à moradia e direitos civis iguais aos dos cidadãos nativos; 
  • Validação do diploma no exterior, processo exigido para o exercício de profissões como medicina, odontologia, direito e arquitetura. Lembrando que quem tem um diploma internacional ligado ao país onde pretende trabalhar não precisa fazer essa validação; 
  • Aprovação na entrevista de emprego e em outras etapas do processo seletivo realizado pela empresa. Por isso, é bom se preparar para esses momentos! 

Como trabalhar no exterior? 

Já deu para perceber que conseguir uma vaga de emprego no exterior envolve vários processos, certo? A boa notícia é que você pode vencer esse desafio com planejamento e a preparação adequada. 

Para alcançar esse objetivo, você precisa seguir pelo menos o passo a passo abaixo. 

Confira!  

1. Escolha um destino e pesquise tudo sobre ele 

O primeiro passo para conseguir um bom trabalho no exterior é definir em qual país trabalhar. Isso porque essa escolha influencia em vários processos que impactam na sua contratação. Por exemplo, idioma, mercado de trabalho, cultura, custo de vida e políticas de imigração.  

Por isso, é importante pesquisar sobre o país que você escolher, principalmente aspectos relacionados à legislação aplicada a imigrantes, como os processos seletivos são realizados no local e quais as ocupações estão em alta.  

O ideal é priorizar países que costumam contratar brasileiros, como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia. 

Vale lembrar que as melhores profissões para trabalhar no exterior são aquelas ligadas a área da saúde e tecnologia, ou as chamadas profissões do futuro, tem mais chance de encontrar as portas abertas em outros países.  

Por isso, se você já concluiu ou está fazendo uma graduação nessas áreas, tem mais chance de conquistar uma vaga de emprego no exterior. 

2. Ative seu networking  

Depois de pesquisar tudo sobre o mercado e vida no país onde você deseja trabalhar, está na hora de começar a se preparar para conquistar uma vaga.  

A forma mais fácil de começar esse processo é ativando seu networking, ou seja, se conectando e se relacionando com pessoas que podem te ajudar nesse processo.  

Quem já está construindo sua rede de contatos desde a graduação terá mais facilidade para conseguir esse tipo de ajuda. Mas ainda há esperança para quem não teve essa oportunidade.  

Redes sociais como LinkedIn te ajudam a se conectar com outros profissionais, construir relações valiosas e até encontrar oportunidades de trabalho no exterior com mais facilidade. 

3. Pesquise vagas em sites de emprego estrangeiros

Além do networking, pesquisar vagas disponíveis na sua área em sites de emprego utilizados pelos estrangeiros também te ajuda a encontrar oportunidades. Por isso, vale pesquisar em sites como Glassdoor, Indeed e CareerBuilder.  

Além de fortalecer seu networking, você também pode utilizar o LinkedIn para acompanhar a divulgação dessas vagas e se inscrever em processos seletivos realizados por empresas do exterior. 

4. Prepare seu currículo  

Encontrou alguma vaga compatível com o seu perfil? Então está na hora de criar um currículo. Esse documento deve ser criado de acordo com o modelo e as normas adotadas no país em que você deseja atuar.  

Isso inclui a necessidade de escrever o currículo em inglês ou outro idioma estrangeiro. E não se esqueça de destacar informações claras e objetivas sobre sua carreira no documento, como qualificações, habilidades e experiências.  

O ideal é que os dados incluídos estejam alinhados à descrição das vagas que você pretende se candidatar. Lembrando que o currículo pode ser o primeiro contato entre você e a empresa (recrutador). Por isso, é importante saber mostrar seu trabalho e seu potencial.  

Também é importante enviar o currículo acompanhado de uma carta de apresentação (cover letter), que complementa e reforça as informações do documento. Isso te ajuda a se apresentar ao recrutador e a demonstrar que você atende aos requisitos da vaga. 

5. Se prepare para todas as etapas do processo seletivo 

Se o seu currículo for selecionado, você será convidado a participar de uma entrevista de emprego. Dependendo do cargo, também precisará passar por testes comportamentais, técnicos e até outras modalidades de entrevista.  

Por isso, o ideal é começar a se preparar para essas etapas do processo seletivo antes mesmo de ter seu currículo selecionado. Para facilitar esse processo de preparação, você pode buscar o apoio de um job hunter ou orientador profissional especializado nesse tipo de processo seletivo. 

Embora não garanta que você conseguirá trabalhar no exterior, seguir esses passos te coloca no caminho certo para alcançar esse objetivo.  

Como uma formação internacional facilita esse processo? 

Você sabia que existem cursos de graduação que oferecem uma formação internacional? Isso significa que seus estudantes podem cursar parte do ensino superior em uma instituição estrangeira.  

Além de enriquecer o currículo acadêmico, isso te ajuda a construir um bom networking, fazer estágios internacionais na sua área de formação e ainda facilita a conquista de uma vaga de emprego no exterior após a graduação. 

Por isso, se você ainda está escolhendo uma graduação, mas já tem o sonho de trabalhar no exterior, está na hora de pensar em fazer uma formação internacional.  

Se você quer viver tudo isso, precisa conhecer o American Academy, graduação internacional da PUCPR em parceria com a Kent State University (KSU), localizada em Ohio, nos Estados Unidos. 

Quem participa dessa iniciativa inédita no Brasil está mais perto de conquistar a sonhada vaga de trabalho no exterior! 

Isso porque os estudantes da American Academy cumprem uma grade curricular no modelo norte-americano, com aulas em inglês, inclusive com professores da KSU. Além disso, eles podem cursar parte da graduação em Ohio, ter essa vivência no exterior e receber um diploma internacional

Os estudantes do American Academy também recebem todo o apoio de orientadores brasileiros e estrangeiros para conquistar sua vaga de emprego no exterior. Assim, fica mais fácil conquistar uma vaga internacional após concluir a graduação e construir uma carreira bem-sucedida. 

Quer saber mais sobre essa graduação? Conheça o American Academy!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *