Você na EAD | PUCPR

Bem-estar

A importância do autocuidado

Por professora tutora Regiane Aparecida Atisano Serkunhuk

Nem sempre é fácil se manter animado e curtindo suas próprias conquistas quando, à nossa volta, há outras pessoas sofrendo. E torna-se ainda mais difícil se você está passando por situações complicadas em sua vida. Os meios de comunicação e as redes sociais nos bombardeiam com notícias impactantes sobre a realidade e, muitas vezes, acabam exagerando um pouco exatamente para aumentar a audiência e os acessos.

Entenda que você não é apenas espectador; você é protagonista da sua vida. Por isso, pode escolher o que ver e, principalmente, como reagir a tudo que acontece com você. Não quero dizer que você deve deixar de se importar com os outros, mas também deve se ocupar das suas prioridades e do seu autocuidado.

Já ouviu falar sobre a metáfora da máscara de oxigênio? Quando viajamos de avião, as aeromoças nos passam orientações sobre como agir em caso de emergência, e uma das explicações é que, quando as máscaras de oxigênio caírem, você deve primeiramente colocar a sua, para depois ajudar outra pessoa. Isso quer dizer que você precisa estar bem (respirando) para que possa salvar outra pessoa.

Então, antes de se preocupar com o que acontece à sua volta, procure se conhecer melhor e cuidar de si mesmo a ponto de se manter forte. Assim, conseguirá apoiar os que precisam. Faz sentido para você?

Bora se cuidar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *