Você na EAD | PUCPR

Edição - Primavera/2022

Estudantes são pré-selecionados para intercâmbio acadêmico

Você sabia que os estudantes EAD também podem fazer intercâmbio acadêmico?

Dois graduandos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas foram pré-selecionados para o 1º semestre de 2023: Jean Felipe M. Cieslak, para a Université Lumière Lyon 2, na França, e Larissa de Souza Shottz, para o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, em Portugal.

Achou interessante? Fique atento às oportunidades de intercâmbio!

Segundo Jean, ele sempre teve o sonho de estudar um período na França. Quando entrou na PUCPR, na Semana de Integração, descobriu que a Universidade oportunizava a realização de intercâmbio, tendo parceria com várias instituições ao redor do mundo. Então, começou a acompanhar a página da Mobilidade Internacional no site da PUCPR. Sempre verificava os editais e as instituições parceiras, até que finalmente conseguiu ter os requisitos mínimos para se inscrever: proficiência na língua do país de destino ou na língua em que vão ser cursadas as disciplinas; ter concluído o sexto módulo (para curso EAD de até dez módulos); e manter o IRA acima de 7. No início, estava com dúvida se iria conseguir; por estar fazendo um curso EAD, e não presencial, achou que poderia ter menos chances, mas o programa é aberto para todos os cursos de graduação da PUCPR. Assim, conseguiu entrar na universidade que queria.

Para quem tiver interesse, ele recomenda que converse com a equipe da PUCPR International para entender bem o processo e não deixe de verificar o edital do programa. Nele, constam todas as universidades em que é possível se inscrever e se a parceria é aberta para todos os cursos ou específica.

A equipe de Mobilidade Internacional preparou um manual para explicar um pouco mais a respeito desse assunto. Para acessá-lo, clique aqui