Você na EAD | PUCPR

Edição - Outono/2023

Trajetória de estudos: Clotilde Munongo Banza compartilha suas experiências

Congolesa e residente há três anos no Brasil, ela relata como está sendo a sua trajetória de estudos no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Negócios

Sou congolesa e faz três anos que moro no Brasil. Comecei o curso Interdisciplinar em Negócios no semestre passado e não imaginava que iria gostar tanto. Tenho uma filha de 3 anos e não tenho familiares para ficar com ela, então decidi fazer uma graduação EAD.

Parece que não tem diferença entre a modalidade presencial e a distância; quando posso, participo das atividades presenciais, como o PIBEP Garage, além do curso de português para imigrantes da Universidade. Certo dia, vi um cartaz sobre o PIBEP [Programa Institucional de Bolsa de Empreendedorismo e Pesquisa da PUCPR] em parceria com o SEBRAE-PR [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Paraná]; o edital estava aberto para os estudantes EAD e decidi realizar a inscrição, porque amo a área de negócios e vi nesse edital uma oportunidade de fazer networking com os estudantes da PUCPR.

Estamos na preparação para a banca de seleção para obter um investimento para imersão e ideação do nosso projeto: LACRART, uma vitrine on-line de upcycling. As atividades práticas me ajudam a praticar o que estou aprendendo e meu amor pelo empreendedorismo aumenta a cada dia. Ser imigrante, mãe solteira, empreendedora e estudante não é fácil, mas amo tanto estudar na PUCPR que posso dizer que vale a pena lutar.