Você na EAD | PUCPR

Edição - Primavera/2023

Estudante da PUCPR Online publica artigo sobre Interrogatórios Didáticos

O estudante de Licenciatura em Matemática da PUCPR Online, Luiz Carlos Palu Junior, publicou um artigo sobre Interrogatórios Didáticos no EDUCERE 2023, o maior evento de Educação do Brasil. Ele conversou conosco sobre e você pode conferir essa entrevista:

Como foi que você “descobriu o mundo” da pesquisa?

Sempre me interessei por pesquisa e já há algum tempo queria participar de algum projeto de Iniciação Científica. Assim que comecei o curso aqui na PUCPR, já fiquei sabendo do PIC-EAD através da semana da acolhida aos calouros. Assim que surgiu a oportunidade, fiz a inscrição para participar.

Fale um pouco sobre seu artigo apresentado no EDUCERE 2023, por favor.

Escolhemos falar sobre os Interrogatórios Didáticos descritos no manual A linguagem didática no ensino moderno, do professor Luiz Alves de Mattos. Esse tema foi escolhido devida a relevância do trabalho do professor Mattos e também pela sua relação com a temática do Movimento Escola Nova.

Nesse artigo procuramos refletir sobre a seguinte questão: como a aplicação dos interrogatórios didáticos podem contribuir para o entendimento dos alunos sobre os conteúdos ensinados em sala de aula e se a aplicação dessa técnica contribuiria com os preceitos e inovações defendidos pelo Movimento da Escola Nova? Também buscamos compreender se os interrogatórios didáticos podem ser conceituados como saberes para ensinar, ou seja, ferramentas e métodos de ensino estudados e assimilados na formação de professores e/ou implementados na prática da docência.

Ao longo do artigo conseguimos demonstrar que essas afirmações são válidas e que esse tema ainda possui relevância na atualidade e vale a pena ser estudado e implementado por professores.

Além do tema apresentado, o que mais você aprendeu nesse tempo de pesquisa?

Aprofundou significativamente meu entendimento acerca da História da Educação Matemática, destacando a importância dos professores e autores investigados. Além disso, elucidou o papel crucial do Movimento Escola Nova na melhoria do cenário educacional, tanto no contexto brasileiro quanto global. A experiência também ressaltou a preeminência da pesquisa no contexto educacional, sublinhando a interconexão entre a história da educação matemática e os saberes para ensinar.

Qual foi a sua motivação para escrever sobre isso?

O tema foi decidido em conjunto com a minha orientadora, e essa decisão levou em consideração a relação com o nosso projeto de pesquisa, além da relevância do autor para a área da Educação.

Como foi o apoio da PUC Online para alcançar essa publicação?

A PUC foi importante por abrir as portas para os estudantes EAD, possibilitando que pudéssemos participar dos programas de Iniciação Científica com Bolsa PUCPR e nos dando todo o apoio para atingir esse objetivo.

Vai continuar estudando esse tema ou tem outras frentes que pretende “desbravar”?

Vou continuar estudando esse tema sim, pois é um campo de estudo muito interessante e gostaria de contribuir ainda mais nessa área, mas não descarto atuar em outras frentes futuramente.

Deixe uma palavra de incentivo para os demais estudantes.

A Iniciação Científica é algo muito gratificante, amplia o seu conhecimento e nos dá uma sensação de realização, de que estamos fazendo algo de importante. Deixa marcas muito positivas em nossa carreira. Por isso, eu recomendo a quem estiver em uma graduação que sempre procure se interessar por pesquisa, por ciência, pois os resultados que virão vão impactar não só para o futuro profissional, mas também para a vida toda.