Você na EAD | PUCPR

Edição - Primavera/2023

A Jornada de uma Estudante de Letras que Transformou o Ensino por meio do Instagram

Selma Ribeiro é uma estudante do curso de Letras da PUCPR que vem causando um impacto significativo no mundo da educação on-line. Com seus conhecimentos e paixão pela língua inglesa, Selma decidiu usar o Instagram como plataforma para compartilhar aulas e conteúdos educacionais de forma inovadora e descontraída.

• Uma Jornada de Transformação

“Aos 40 anos, senti a necessidade de liberdade, flexibilidade e autonomia”, compartilha Selma Ribeiro. Ela descreve sua transição de uma carreira técnica para a educação, como motivada por uma busca por algo mais significativo. O inglês sempre fez parte de sua vida desde tenra idade, mas foi durante seu trabalho em áreas técnicas que ela percebeu as limitações de sua educação linguística.

• O Caminho para a Educação On-line

Após obter um diploma e um MBA em uma área específica, e já com a ideia de ingressar na área da educação, Selma decidiu se formar como professora. Durante esse período, ela também estava à procura de um curso de Letras renomado e oferecido na modalidade de ensino a distância (EAD). Sua busca a levou à PUCPR, onde ela decidiu combinar seus estudos de magistério com sua graduação em Letras.

“Fazer Letras numa idade mais madura e com a vivência que já tinha, me permitiu aproveitar mais as oportunidades, explorar conteúdos de forma mais profunda e desenvolver habilidades valiosas”, afirma Selma. Entre essas habilidades estão a autodisciplina, a autonomia, o protagonismo e uma visão mais crítica. No entanto, ela também reconhece que, quanto mais estuda, mais percebe o quanto ainda há para aprender.

• A Educação no Instagram

Selma não parou por aí. Sua jornada educacional a levou a uma descoberta inovadora: o Instagram como uma plataforma educacional. “Comecei de forma bem despretensiosa, mas lúdica”, lembra. “Sempre fui fã da leveza e descontração”. Ela começou a compartilhar seu conhecimento com uma abordagem criativa e descontraída.

“Os conteúdos são variados, não tem um padrão”, explica Selma. “Às vezes do nada a inspiração vem e faço. Nada programado. Mas como a página aborda dicas de inglês, sempre falo de tudo um pouco, gramática; faço caixa de listening para a pessoa ouvir e marcar a palavra que ela ouviu; expressões idiomáticas; transcrição fonética, mas baseada no IPA, não aquela que se adapta melhor ao falante, pois gosto de ver os alunos com a autonomia de abrir um dicionário e saber ler a transcrição fonética, sem aquela dependência do ‘professor, como que fala isso?'”, compartilha com entusiasmo.

• Futuro Brilhante

Selma não planeja parar por aqui. Ela já deu passos para expandir suas atividades educacionais on-line para outras plataformas e formatos. “Vai ser um trabalho de formiguinha”, diz ela sobre seus planos futuros. Mas Selma está determinada a continuar compartilhando seu conhecimento e inspirando outros a fazerem o mesmo.

A jornada de Selma Ribeiro é um testemunho inspirador de como a paixão, a dedicação e a vontade de se reinventar, podem transformar não apenas a vida de uma pessoa, mas também a forma como o conhecimento é compartilhado e adquirido no mundo moderno, tudo isso por meio do Instagram e das possibilidades infinitas do ensino on-line.

Siga os perfis da Selma no Instagram: @english_take_up_right_away / @profselma2023_learn_portuguese