Você na EAD | PUCPR

Edição - Outono/2023

Uma experiência em escola bilíngue para surdos

Guiullianna Drapcynski Bot compartilha sua experiência na escola bilíngue para surdos Nydia Moreira Garcêz

Em um mundo repleto de descobertas e oportunidades, muitas vezes nos surpreendemos ao trilhar caminhos que nunca imaginamos. Foi assim que aconteceu comigo quando decidi fazer o curso de Pedagogia. Jamais imaginei que teria a oportunidade de atuar em uma escola com alunos com deficiência auditiva. O momento do estágio chegou e fui recebida de braços abertos pela escola Nydia Moreira Garcez. Mesmo tendo apenas noções básicas de Libras [Língua Brasileira de Sinais], fui acolhida pelos alunos e pela professora regente de uma maneira tão calorosa que, em apenas cinco minutos, já tinha aprendido o meu primeiro sinal e como me apresentar como estagiária.

A escola tem sido incrivelmente acolhedora, a ponto de a diretora me permitir desenvolver projetos com os estudantes. Um desses projetos está relacionado à iniciação científica que estou realizando na Universidade. Desde o início, sabia que o estágio seria desafiador – e realmente tem sido –, mas agora percebo que minha formação como profissional não estará completa sem a experiência da inclusão. Estou verdadeiramente grata por ter a oportunidade de aprender e crescer com esses alunos maravilhosos. A cada dia, me sinto mais motivada a superar os desafios e contribuir para um ambiente inclusivo e acolhedor.