Você na EAD | PUCPR

Edição - Verão/2023

Da teoria à prática: Bruno Vinícius da Silva alia os conhecimentos construídos no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas à área de saúde

O estudante nos conta como contribuiu para a melhoria na área de saúde utilizando seus conhecimentos que construiu no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Confira o depoimento do estudante Bruno Vinícius da Silva!

“A minha experiência de ter sido estudante da PUCPR no curso de Enfermagem e agora estar cursando Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na modalidade EAD expressa como a qualidade da instituição impactou positivamente na minha formação profissional e na minha experiência como discente, se tornando uma excelente opção para que eu pudesse atuar na área de tecnologia e desenvolvimento de soluções computacionais voltadas para a saúde.

A minha escolha por esse curso foi motivada pelas minhas experiências anteriores como enfermeiro na Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais e SAMU, em que percebi como a tecnologia pode impactar positivamente a área de saúde. Muitas atividades ainda eram realizadas em papel, como a vigilância dos indicadores das gestantes e o registro do prontuário das ocorrências atendidas pelas ambulâncias, despertando o meu interesse em explorar alternativas tecnológicas para resolver esses problemas operacionais, entendendo que a tecnologia poderia reduzir o uso de papéis, melhorando a análise de indicadores e agilizando a troca de informações entre setores, mediante ferramentas tecnológicas que viessem a facilitar o trabalho do profissional de saúde e reduzir a sobrecarga de trabalho.

Com isso em mente, optei pela PUCPR novamente para aprimorar meus conhecimentos na área de tecnologia e, assim, contribuir ainda mais para a melhoria da área de saúde. Já no primeiro ano do curso, eu pude colher os frutos dessa parceria, desenvolvendo o Portal CSAE Floripa (www.csae.com.br) para a Comissão Permanente de Sistematização da Assistência de Enfermagem (CSAE) da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, a partir dos meus aprendizados de WordPress e PHP adquiridos nas disciplinas Comunicação Aplicada e Fundamentos da Programação Web. A plataforma tem como objetivo padronizar as evoluções de enfermeiros por meio de uma ferramenta que personaliza automaticamente esses registros, qualificando o trabalho do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde (APS) do município e garantindo maior qualidade na assistência prestada ao paciente.

A minha trajetória na PUCPR deixa claro que o mundo é feito de diversos caminhos para aqueles que buscam se especializar e aprimorar seus conhecimentos em áreas específicas. Além disso, a modalidade EAD oferecida pela PUCPR permitiu que eu estudasse no meu próprio ritmo, sem precisar abrir mão da rotina profissional que eu tinha em outro estado.

Na minha percepção, a PUCPR é uma excelente escolha para quem busca investir em sua formação profissional e se destacar no mercado de trabalho. A instituição oferece ensino de qualidade, mesmo na modalidade EAD, com professores altamente capacitados e uma infraestrutura completa para garantir a melhor experiência de aprendizado aos estudantes. Não tenho dúvidas de que a minha escolha pela PUCPR pela segunda vez foi um investimento que ainda me trará retornos incontáveis.”