Você na EAD | PUCPR

Edição - Primavera/2022

Estudante cria RPG sensacional e se emociona ao homenagear sua aluna

Guiullianna Carolina Drapcynski Bot, do curso de Pedagogia, criou um jogo para homenagear sua aluna, que faleceu durante a pandemia.

Guiullianna Carolina Drapcynski Bot, estudante de Pedagogia, comenta que, nas lembranças de infância, recorda-se dos pais lendo para ela antes de dormir. Essa referência foi a base da sua paixão, a leitura e, por consequência, a escrita. O RPG foi influenciado por J. R. R. Tolkien, momento em que o mundo começou a ser narrado pelas suas próprias palavras. O RPG A Última Chuva de Escuridão foi o primeiro com um olhar pedagógico que Guiullianna escreveu. “O enredo inicial tinha como tema a pandemia de Covid-19, mas a história (disciplina lecionada por meu pai) me fez ir mais fundo, até a era medieval. Nesse processo, coloquei pitadas de literatura e biologia (lecionada pela minha mãe e por mim, respectivamente)”, relata.

Durante a escrita do trabalho, uma de suas alunas faleceu. “Ela era a alegria em pessoa, uma inspiração e, pensando na luta dela, escrevi a narrativa final. Ela, em seu pouco tempo de vida, sem saber me ensinou o que é ser professora. Esse RPG é em memória dela”, completa.