A Logística do Futuro: Uma transformação real nas Organizações de Sucesso!

Não é de hoje que ouvimos falar da importância e impactos positivos constantes que a Logística causa no mercado. Pensando bem, a logística buscou sempre desempenhar um papel fundamental para garantir a eficácia dos resultados nas Organizações. Com o avanço contínuo e estratégico da tecnologia, as demandas tornaram-se crescentes a cada dia, fazendo com que a Logística se tornasse uma estratégia competitiva para as empresas, atendendo com mais eficiência os consumidores, clientes, fornecedores e o futuro.  Com a necessidade latente da otimização de processos e entrega de melhores resultados, as tendências logísticas são perceptíveis ao nosso redor, basta compreender e integrar as informações que moldarão a gestão logística para um futuro certamente surpreendente.

Ao falarmos sobre evolução e velocidade das mudanças, vem o papel da Logística, por meio de inovações constantes e pelo aporte da tecnologia disruptiva, uma verdadeira transformação digital, definindo com muito mais clareza um futuro de grandes resultados e com a garantia de uma operação logística dinâmica, diferenciada e com maior grau de profissionalismo.

Basta mergulharmos nos conhecimentos e novidades a nossa volta e permitirmos também alçar voos ainda mais relevantes em busca do futuro que já abre as portas de oportunidades para todos aqueles que ousarem estar preparados para implementar em seus processos, suas novas ações e seus resultados mais significativos neste mercado tão competitivo e global. Se você é um(a) apaixonado(a) pela Logística e quer sempre estar atualizado, clique aqui para curtir algumas tendências e alavancar, pelo conhecimento, novas habilidades e competências logísticas para o seu sucesso profissional.

De acordo com um estudo realizado pela Gartner, as equipes de Supply Chain estão adotando, cada vez mais, as tecnologias digitais para dar maior fluidez na sua tomada de decisão e na forma de gerenciar os armazéns e centros de distribuição no Brasil. Segundo o estudo, até 2026, cerca de 75% das grandes empresas no mercado adotarão robôs inteligentes, para desenvolver com mais eficácia, a automação dos processos logísticos hoje existentes e ainda investirão em tecnologias de ponta, como por exemplo, impulsionadas por inovações que moldarão a logística do futuro.

Mas tem muitas outras tendências da Logística para serem exploradas e conhecidas por cada um de nós. Com as tecnologias emergentes está acontecendo uma verdadeira revolução nos setores que envolvem a Logística, oferecendo oportunidades para que as empresas impulsionem sua eficiência, reduzam seus custos e ainda proporcionem uma experiência significativa aos seus clientes. Mas não se esqueça: para que as empresas possam aproveitar ao máximo essas importantes transformações é necessário um planejamento muito bem elaborado e estrategicamente pensado. Integrando sistemas de forma eficiente, considerando os custos-benefícios das tecnologias adotadas e, acima de tudo, capacitando suas equipes para saber lidar de forma eficaz com as mudanças, garantindo a segurança dos dados e monitorando constantemente o desempenho da operação como um todo. Não deixe de acompanhar o futuro da logística e esteja preparado para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades.

Gerson Marinho é professor-tutor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e membro do NDE do curso tecnólogo em Logística da Escola de Negócios.

Jorge Pereira é professor-tutor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e membro do NDE do curso tecnólogo em Logística da Escola de Negócios.