5 Razões para você escolher um tecnólogo

Você sabe o que é um curso tecnólogo? Quais são as áreas de atuação, mercado de trabalho, ou mesmo se pode prestar concurso com a formação em tecnólogo?

Com esta leitura irá obter mais informações a respeito do tecnólogo como ensino superior. Vamos lá?

O que é um curso Tecnólogo?

É um curso superior que possui características de atuação muito mais rápida no mercado, segundo o INEP os dados oficiais do censo de educação superior revelam que, entre 2018 e 2019, o número de matrículas em cursos tecnológicos cresceu 11,5%, o maior índice entre os graus acadêmicos, incluindo licenciatura e bacharelado. Ainda de acordo com o levantamento, 58,1% desses estudantes (710.827) cursam a graduação tecnológica por ensino a distância (EAD).

A média de duração dos cursos tecnólogos é de 2 a 3 anos, dependendo da área. A principal característica está em disciplinas específicas e uma grade curricular mais próxima do mercado de trabalho.

5 Razões para escolher um Tecnólogo

Primeiramente a escolha de um tecnólogo deve ser feita de acordo com a sua perspectiva de entrada e/ou permanência na área de atuação. Existem diferenças entre os tecnólogos como maneira de ingresso, carga horária, avaliações, metodologia, que devem ser levadas em consideração, segundo o site Querobolsa.

Para ingressar no tecnólogo, é obrigatório ter concluído o ensino médio. Essa formação visa atender as necessidades do mercado, formando profissionais capacitados, especializados e atualizados, saiba mais no site mundo vestibular.

Note que todos os cursos tecnólogos são específicos, ou seja, voltado para áreas específicas do mercado, em diferentes segmentos, seja na área de gestão, como por exemplo, Recursos Humanos, Gestão Comercial, Processos Gerenciais, Logística, Financeiro, gestão pública e Marketing, temos também na área de tecnologia como Big data entre outras áreas e demandas do mercado.

Sendo assim, confira algumas razões para escolher um curso tecnólogo:

Realização de estágio

Ao entrar em um tecnólogo você já pode procurar empresas para se candidatar a vagas de estágio. Assim, já pode ingressar no mercado de trabalho como estagiário. É claro que você precisa entender o segmento no qual se insere, no entanto, as limitações estabelecidas no contexto dos cursos tecnólogos possui a característica de entrada rápida no mercado, em uma área específica. Acompanhe algumas dicas e também vagas no Catho Carreiras.

Diploma do Tecnólogo como ensino superior

Ao ingressar em um curso de tecnólogo você percorre as diretrizes e regulações do ensino superior, ou seja, é um curso no nível de graduação. Difere de bacharelado e licenciatura, conforme explica o artigo “O que é bacharelado: como funciona e diferenças entre cursos”.

Melhor curso de  tecnólogo para concurso público

Espera-se que em 2022 ocorra a abertura de vários concursos públicos, sendo que no estado do Paraná as maiores vagas são para o IBGE e Polícia Civil (saiba mais no site – Bem Paraná). Portanto, a escolha de qual área cursar depende do edital da área que pretende entrar. Atenção! Aqui vai um cuidado: se no edital você entender como requisito o ensino superior, sem especificar se bacharel ou licenciatura, os tecnólogos concorrem de maneira igual. Fica atento ao edital para que possa concorrer às vagas!

Quero concluir um tecnólogo e fazer um bacharelado

Assim que concluir o tecnólogo e tiver o desejo ou necessidade de um curso superior em nível de bacharelado, ou mesmo licenciatura, note que você poderá solicitar a dispensa de disciplinas que são comuns, e com isso, conseguirá obter rapidamente dois diplomas de nível superior. A escolha do curso pode ser otimizada de acordo com a sua área já percorrida no tecnólogo. Por exemplo, se você realizou um tecnólogo em processos gerenciais, e quer obter um bacharelado em Administração de Empresas, você deve participar do processo de vestibular e, após aprovação, possui o direito de pedir dispensa de disciplinas já cursadas no tecnólogo. Seu tempo de realização do bacharelado diminui em proporção das dispensas nas disciplinas já cursadas no tecnólogo.

Pós Graduação – Stricto Sensu e Lato Sensu

Ao concluir um curso em nível tecnólogo, você também poderá participar do processo de especialização, seja em nível de stricto sensu ( Mestrado e Doutorado) ou mesmo lato sensu ( Pós-Graduação).

Note que em poucos anos obterá o título de ensino superior com uma especialização na área correlata de sua atuação. É um grande diferencial na sua carreira, não acha?

Se você quer começar a sua vida profissional com o pé direito, a PUCPR é o lugar ideal. São vários cursos dos Tecnólogos EAD para você escolher e estudar com a flexibilidade e a qualidade que só o ensino superior a distância oferece.

Acesse o site da PUCPR EAD e conheça todas as formações disponíveis!

Conclusão

Nesta leitura, você pôde entender o que é um tecnólogo nas quais foram apontadas 5 razões importantes para seu processo de escolha de um curso em nível superior.

Fica aqui a minha dica para a sua escolha de cursos tecnólogos!

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Se você gostou do que acabou de ler, aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais. E não se esqueça ainda de escrever a sua opinião nos comentários logo abaixo.

Elizabeth Ribeiro Martins, administradora de empresas e mestre em engenharia da produção. Coordenadora dos Tecnólogos da PUCPR.