Sistemas de Informação | PUCPR

MELHORES TCCs

Destaques dos melhores TCCs de 2022 no curso de Sistemas de Informação da PUCPR: PsiqueEleve – PROJETO PREMIADO

O ano de 2022 foi marcado por uma série de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) excepcionais no curso de Sistemas de Informação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Estes trabalhos não só demonstram a excelência acadêmica dos nossos alunos, mas também refletem a capacidade inovadora e a aplicação prática de conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Apresentamos aqui alguns dos melhores TCCs de 2022, que se destacaram por sua originalidade, relevância e impacto potencial.

PsiqueEleve

• JULIO KRAUSE DE QUADROS
  • LUCAS HENRIQUE POLAZZO

Resumo: O projeto PsiqueEleve visa aprimorar a interação entre terapeutas e pacientes, facilitando o acompanhamento do progresso do tratamento. Desenvolvido como um Sistema SaaS, o PsiqueEleve é uma plataforma mobile que auxilia psicólogos e psiquiatras na gestão de seus consultórios, tanto físicos quanto remotos. Através de funcionalidades como controle de agenda, registro de progresso e incentivos para a realização de tarefas terapêuticas, o sistema busca aumentar o engajamento do paciente e proporcionar um tratamento mais efetivo.

PROBLEMA A SER RESOLVIDO:

O PsiqueEleve resolve a falta de ferramentas integradas para o acompanhamento contínuo e eficiente de pacientes em tratamentos terapêuticos, além de apoiar terapeutas na gestão de suas agendas e no monitoramento do progresso dos pacientes.

O QUE O SISTEMA FAZ?

O PsiqueEleve é um sistema de gestão abrangente que facilita a vida de terapeutas e pacientes em consultórios físicos e remotos. O sistema gerencia a agenda dos terapeutas, permitindo o controle eficiente das consultas marcadas. Além disso, registra detalhadamente o progresso do tratamento de cada paciente, fornecendo um histórico completo das sessões e dos avanços terapêuticos.

O PsiqueEleve incentiva a adesão ao tratamento através de notificações e lembretes personalizados para a realização de tarefas terapêuticas prescritas, como exercícios e atividades recomendadas pelo terapeuta. A plataforma também oferece funcionalidades para agendamento de consultas, envio de feedbacks e comunicação entre terapeutas e pacientes, garantindo um acompanhamento contínuo e eficaz do tratamento.

CLIENTE-ALVO:

• Os principais clientes-alvo do PsiqueEleve são terapeutas que realizam atendimentos online ou presenciais, incluindo psicólogos e psiquiatras.

BENEFÍCIO-CHAVE

• O principal benefício do PsiqueEleve é o acompanhamento em tempo real do progresso do paciente, de acordo com as instruções dadas pelo terapeuta, o que promove um tratamento mais eficaz e reduz a taxa de desistência.

DIFERENCIAL

O diferencial do PsiqueEleve é sua capacidade de engajar os pacientes através de notificações constantes sobre consultas e tarefas terapêuticas, incentivando a continuidade do tratamento.

.

VALOR

• Solução Inovadora e Completa: Oferece uma plataforma abrangente para a gestão terapêutica, melhorando a qualidade do atendimento e a eficácia dos tratamentos.
  • Acompanhamento Contínuo e Personalizado: Facilita o monitoramento constante dos pacientes, com registros detalhados do progresso do tratamento.
  • Aumento do Engajamento: Utiliza notificações e lembretes personalizados para incentivar a adesão dos pacientes às tarefas terapêuticas e consultas.
  • Gestão Eficiente da Agenda: Permite um controle eficiente das consultas, otimizando a organização e a produtividade dos terapeutas.
  • Comunicação Direta: Proporciona uma comunicação fácil e direta entre terapeutas e pacientes, garantindo suporte contínuo e eficaz.
  • Redução da Taxa de Desistência: Promove maior comprometimento dos pacientes com o tratamento, reduzindo as chances de desistência.
  • Melhoria dos Resultados Terapêuticos: Contribui para um ambiente terapêutico mais organizado e satisfatório, promovendo melhores resultados nos tratamentos.