Sistemas de Informação | PUCPR

MELHORES TCC - 2023

Destaques dos melhores TCCs de 2023 no curso de Sistemas de Informação da PUCPR: ESCAMBOOKS

O ano de 2023 foi marcado por uma série de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) excepcionais no curso de Sistemas de Informação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Estes trabalhos não só demonstram a excelência acadêmica dos nossos alunos, mas também refletem a capacidade inovadora e a aplicação prática de conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Apresentamos aqui alguns dos melhores TCCs de 2023, que se destacaram por sua originalidade, relevância e impacto potencial.

ESCAMBOOKS

• ERIC NIELSEN FRANÇA
  • JOÃO GUILHERME BINI GUIS
  • MATHEUS DE OLIVEIRA TELES DA SILVA

Resumo: Este projeto propõe a construção de um sistema que consiste em uma rede social para a troca de livros, uma plataforma online para a pesquisa de livros cobrados em vestibulares e uma plataforma online para a divulgação de obras de pequenos autores.

PROBLEMA A SER RESOLVIDO:

No Brasil, 44% da população não lê, 30% nunca comprou um livro e 41% só leem se forem obrigados. Isso ocorre devido à falta de influência desde a infância para criar um hábito de leitura e aos altos preços dos livros, que acabam impedindo as pessoas interessadas em leitura de realizá-la frequentemente. A principal motivação para sustentar o presente projeto reside na importância que o tema possui para a sociedade atual, sendo considerado essencial para a vida do ser humano.

Devido ao difícil acesso à leitura por grande parte da população, é de extrema importância utilizar a tecnologia a nosso favor para possibilitar o fácil acesso à leitura para todos, sem a necessidade de comprar novos livros, que possuem altos custos. Através da plataforma, os usuários poderão realizar trocas de livros, garantindo assim um aumento significativo no índice de leitura na região e gerando mais interesse por este assunto.

EXPECTATIVAS

Garantir o fácil acesso à leitura a população de Curitiba. Diminuir os gastos para leitura. Facilitar a troca de livros entre leitores na região de Curitiba. Incentivar a leitura entre pessoas na região. Auxiliar estudantes na leitura destinada a vestibulares. Promover a divulgação de pequenos autores. Interação e aumento da comunidade leitora.

CLIENTE-ALVO:

• Leitores Pequenos
  • Autores
  • Vestibulandos

BENEFÍCIO-CHAVE

• Redução de gastos com livros
  • Variedade de livros Integração e aumento da comunidade leitora
  • Divulgar pequenas obras
  • Consulta dos livros de vestibulares

DIFERENCIAL

Rede social que possibilita a troca de livros por meio de “match” entre os usuários e possibilidade de encontrar os principais livros cobrados em vestibulares

VALOR

Garantir um aumento significativo do índice de leitura na região, podemos afirmar que a leitura pode aumentar o conhecimento, aprimorar o vocabulário, ajudando também na construção textual, sendo um importante hábito para o desenvolvimento do intelecto e também o caminho mais curto para adquirir conhecimento.
Devido a importância que o tema possui para a sociedade atual, sendo considerado um tema essencial para a vida do ser humano.