Sistemas de Informação | PUCPR

Vantagens de um curso presencial sobre o EaD

O EaD tem a vantagem da flexibilidade de horário, mas o ensino presencial ainda apresenta mais benefícios que o ensino a distância.

Vamos citar aqui algumas vantagens que apenas o ensino presencial proporciona:

1. Incentiva e ajuda nas habilidades sociais
    Os seres humanos são criaturas sociais e por uma razão muito boa. A socialização nos faz sentir uma sensação de pertencimento e segurança, o que aumenta nosso bem-estar mental geral. A aprendizagem presencial dá aos indivíduos a oportunidade de entrar em uma sala de aula com outros alunos e ter essa interação social. Estudar em casa para algumas pessoas significa sentar em uma casa por conta própria, o que pode ser prejudicial para sua saúde mental.
  2. Interação em tempo real
    O objetivo de estudar é aprender coisas que você ainda não sabe. Portanto, é humano que você tenha dúvidas e precise de ajuda com vários elementos do seu estudo. O aprendizado presencial garantirá que você possa receber ajuda no momento exato em que precisar. Embora o aprendizado online ainda envolva ajuda por meio de videoaulas e e-mail, o aprendizado presencial significa que você obtém ajuda e explicação no momento exato em que precisa.
  3. Falta de Distração
    Enquanto alguns indivíduos sentem que são mais produtivos trabalhando em casa, muitos acham o familiar para sua casa uma grande distração. Por exemplo, as pessoas podem sentir que querem fazer as tarefas domésticas enquanto estão em casa ou talvez a ideia de Netflix e uma soneca seja uma tentação demais para recusar. Evitar essa tentação é fácil indo para uma sala de aula física.
  4. Promove a Aprendizagem Colaborativa
    O aprendizado presencial ensina os alunos a trabalhar em um ambiente de equipe e os prepara para quando entrarem no local de trabalho com outros membros da equipe. Com o aprendizado em sala de aula, os alunos não aprendem apenas com a teoria que o professor está apresentando. Eles aprendem com as perguntas de outros alunos e experiências passadas.
  5. Incentiva o pensamento crítico
    Estar em uma sala de aula com outros alunos incentiva os indivíduos a se envolverem em discussões ao vivo e debates relevantes. Esse tipo de ambiente de aprendizado oferece aos alunos outras pessoas para trocar ideias e permite que eles questionem os outros para garantir que sua compreensão do conceito esteja correta. Ter suas ideias desafiadas ajuda a estimular o pensamento crítico, em vez de apenas ler a teoria em um laptop.
  6. Ensina responsabilidade
    Com o aprendizado presencial, você não tem a opção de dizer: “Vou apenas assistir a aula e fazer o trabalho mais tarde”. Você tem um horário definido para estar na aula e é sua responsabilidade gerenciar seu tempo corretamente para estar nessa aula. Ter que ir fisicamente para a aula o torna responsável e ensina os alunos sobre responsabilidade. Essas habilidades serão essenciais ao entrar no local de trabalho.

Trabalhar e estudar em casa ajudou milhares de pessoas a acessar recursos que antes não podiam. Especialmente indivíduos que vivem em áreas remotas. Se você tiver a sorte de poder escolher entre estudar online ou em sala de aula, esperamos que este post o ajude a decidir qual opção será melhor para você.

Se você ainda não tem certeza de qual caminho seguir, entre em contato conosco para saber quais suas opções para que você possa encontrar o caminho perfeito.