Sistemas de Informação | PUCPR

Área de atuação

Você sabe o que é Low-Code?


Uma plataforma low-code é uma família de ferramentas que permite o desenvolvimento e entrega de aplicativos completos visualmente. Uma interface de arrastar e soltar está no centro das plataformas de baixo código.

Em vez de escrever milhares de linhas de código e sintaxe complexos, você pode usar low-code para criar aplicativos completos com interfaces de usuário modernas, integrações, dados e lógica de forma rápida e visual. Os aplicativos são entregues mais rapidamente e com codificação manual mínima.

Veja como é uma plataforma de desenvolvimento low-code típica:

Um IDE visual: um ambiente para definir visualmente as UIs, fluxos de trabalho e modelos de dados de seu aplicativo e, quando necessário, adicionar código escrito à mão.

Conectores para vários back-ends ou serviços: lida automaticamente com estruturas de dados, armazenamento e recuperação

Gerenciador de ciclo de vida do aplicativo: ferramentas automatizadas para criar, depurar, implantar e manter o aplicativo em teste, preparação e produção. Além desses conceitos básicos, não há duas ferramentas de baixo código exatamente iguais.

Que problema o Low-Code resolve?

A pressão sobre as organizações de TI para fornecer soluções inovadoras continua aumentando. No entanto, apenas um pequeno grupo de empresas de primeira linha possui recursos financeiros e humanos para atender a demanda do mercado por velocidade com desenvolvimento tradicional.

A maioria das empresas está soterrada por enormes atrasos, lutando para contratar pessoal suficientemente qualificado, e é continuamente solicitado a fazer mais com menos. Além disso, se tem uma coisa que a pandemia nos ensinou é que a agilidade para se adaptar às novas e imprevisíveis demandas é crucial para a sobrevivência dos negócios.

Como o low-code reduz drasticamente a complexidade do desenvolvimento de software, empresas de qualquer tamanho que adotam essa abordagem têm o poder de aumentar a produtividade e a velocidade do desenvolvedor. Ele eleva o valor dos desenvolvedores, permitindo que as equipes ágeis aproveitem sua compreensão de como criar e manter aplicativos móveis e da Web de alta qualidade enquanto flexionam suas asas ao experimentar novas tecnologias.

Com low-code, um designer de UI/UX pode fazer o desenvolvimento de front-end e um desenvolvedor de back-end pode tentar prototipar um aplicativo de consumidor.


E você, quer ficar sempre por dentro das tecnologias mais atualizadas de mercado? Então você precisa de um curso que tem por princípio oferecer aos estudantes tecnologia de ponta e que se atualiza anualmente para colocar seus estudantes em posição de destaque no mundo corporativo.

Venha ser um bacharel em Sistemas de Informação!

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *