Sistemas de Informação | PUCPR

Área de atuação

Você sabe o que é Low-Code?

Uma plataforma low-code é uma família de ferramentas que permite o desenvolvimento e entrega de aplicativos completos visualmente. Uma interface de arrastar e soltar está no centro das plataformas de baixo código.

Em vez de escrever milhares de linhas de código e sintaxe complexos, você pode usar low-code para criar aplicativos completos com interfaces de usuário modernas, integrações, dados e lógica de forma rápida e visual. Os aplicativos são entregues mais rapidamente e com codificação manual mínima.

Veja como é uma plataforma de desenvolvimento low-code típica:

Um IDE visual: um ambiente para definir visualmente as UIs, fluxos de trabalho e modelos de dados de seu aplicativo e, quando necessário, adicionar código escrito à mão.

Conectores para vários back-ends ou serviços: lida automaticamente com estruturas de dados, armazenamento e recuperação

Gerenciador de ciclo de vida do aplicativo: ferramentas automatizadas para criar, depurar, implantar e manter o aplicativo em teste, preparação e produção. Além desses conceitos básicos, não há duas ferramentas de baixo código exatamente iguais.

Que problema o Low-Code resolve?

A pressão sobre as organizações de TI para fornecer soluções inovadoras continua aumentando. No entanto, apenas um pequeno grupo de empresas de primeira linha possui recursos financeiros e humanos para atender a demanda do mercado por velocidade com desenvolvimento tradicional.

A maioria das empresas está soterrada por enormes atrasos, lutando para contratar pessoal suficientemente qualificado, e é continuamente solicitado a fazer mais com menos. Além disso, se tem uma coisa que a pandemia nos ensinou é que a agilidade para se adaptar às novas e imprevisíveis demandas é crucial para a sobrevivência dos negócios.

Como o low-code reduz drasticamente a complexidade do desenvolvimento de software, empresas de qualquer tamanho que adotam essa abordagem têm o poder de aumentar a produtividade e a velocidade do desenvolvedor. Ele eleva o valor dos desenvolvedores, permitindo que as equipes ágeis aproveitem sua compreensão de como criar e manter aplicativos móveis e da Web de alta qualidade enquanto flexionam suas asas ao experimentar novas tecnologias.

Com low-code, um designer de UI/UX pode fazer o desenvolvimento de front-end e um desenvolvedor de back-end pode tentar prototipar um aplicativo de consumidor.

E você, quer ficar sempre por dentro das tecnologias mais atualizadas de mercado? Então você precisa de um curso que tem por princípio oferecer aos estudantes tecnologia de ponta e que se atualiza anualmente para colocar seus estudantes em posição de destaque no mundo corporativo.

Venha ser um bacharel em Sistemas de Informação!

Quer saber mais? Entre em contato conosco!