Londrina | PUCPR

Sem categoria

1º Festival SouGeros atraiu centenas de pessoas para a PUCPR

SouGeros, evento pioneiro sobre longevidade aconteceu no último final de semana com patrocínio da Universidade.

1º Festival SouGeros
1º Festival SouGeros aconteceu na PUCPR Londrina
📷Roberto Custódio / Assessoria de Imprensa

O final de semana foi diferente na Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) Câmpus Londrina. A universidade sediou o SouGeros, primeiro festival sobre longevidade no Paraná. O evento teve uma programação animada com apresentações musicais, de dança, palestras e desfile de moda, além de painéis e oficinas abertas à comunidade. Centenas de pessoas participaram das atividades na sexta-feira e no sábado, visitaram os estandes dos expositores e as opções gastronômicas, o festival voltado a pessoas 50+, acima dos 50 anos, abordou temas variados como saúde física e mental, direito, administração, turismo e qualidade de vida.

A idealizadora do evento Mity Shiroma celebrou, agradecendo as pessoas que fizeram o projeto acontecer e aqueles que foram prestigiar a programação. ”Foi um sucesso! A gente se surpreendeu com a receptividade do público e com a participação em todos os momentos da programação”, disse. A ideia é que o Festival Geros seja parte da agenda anual de eventos de Londrina e do Paraná ampliando o alcance das discussões e debates iniciados nesta primeira edição.

Para a diretora do câmpus Londrina, Nádina Moreno, o evento é a realização do sonho de muitas pessoas e que se sente especialmente feliz em ver que as pessoas estão envelhecendo fisicamente, mas o espírito, jamais. As pessoas continuam trabalhando, contribuindo com a sociedade e estão empenhadas em transformar o mundo. No festival elas nos mostraram isso”, afirma. A professora destacou ainda a participação maciça da comunidade nas atividades oferecidas e nas ações da Arena Geros (palco principal), destacou o empenho e profissionalismo das pessoas que atuaram nos bastidores e fizeram o festival acontecer.

Nádina, Naide e Mity no festival SouGeros
Dra. Nádina Moreno, diretora da PUCPR Câmpus Londrina, Naide Souza e Mity Shiroma, idealizadoras e organizadoras do Festival da longevidade SouGeros.
📷Roberto Custódio / Assessoria de Imprensa

“Espero que o Festival tenha o segundo, terceiro, vinte, trinta edições, para que a gente possa continuar discutindo como envelhecer com qualidade de vida, respeito e carinho. Londrina tem apoiado muito as políticas públicas em favor do idoso por meio de associações e ações governamentais, especialmente da Secretaria Municipal do Idoso. É muito importante trabalharmos todos juntos em prol de um envelhecimento saudável, com qualidade de vida, e mostrar à sociedade que podemos produzir e contribuir muito ainda pela sociedade”, concluiu.

Naide Souza, também organizadora do festival, observa que a presença de diversas autoridades locais, estaduais e até pessoas de referência nacional demonstra um novo olhar sobre o envelhecimento. “Precisamos quebrar paradigmas, falar sobre o envelhecimento e com uma perspectiva da qualidade de vida. Por isso, é muito importante a chancela das autoridades”, explica.

Entre as autoridades, estiveram o vice-prefeito João Mendonça, a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, os vereadores Eduardo Tominaga e Lu Oliveira, assim como a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Luciana Alvarez, e o presidente estadual do Conselho do Idoso, Jorge Nei Neves. Também passou pelo Festival SouGeros uma representante da Longevidade Expo+Fórum, evento pioneiro que vai acontecer em São Paulo, no fim de setembro e início de outubro.

Confira alguns momentos do nosso festival: