Londrina | PUCPR

Sem categoria

Psicoterapia, uma aliada contra a ansiedade

Irritabilidade constante, distúrbios no sono, dificuldade em se concentrar, sensação de estar sobrecarregado… Você tem se sentido assim? É cada vez mais comum as cobranças do dia a dia nos afetarem e nos deixarem ansiosos, saiba como buscar ajuda para aliviar esses sintomas de ansiedade através da psicoterapia e voltar a se sentir bem.

ANSIEDADE, O MAL DO SÉCULO?

Existem muito sintomas que parecem “inofensivos”, mas que somados podem causar danos à nossa saúde:

Ilustração sofrendo com ansiedade
  • Preocupação excessiva – Quando você não consegue tirar aquele assunto do ‘foco’;
  • Insônia – Não conseguir dormir bem porque a cabeça não para de pensar;
  • Medo irracional – Quando sai do limite da possibilidade real e já toma uma proporção que de fato não tem tamanho risco;
  • Dores pelo corpo – Tensão muscular, dores de cabeça e fadiga;
  • Problemas digestivos – Náuseas, queimações e até falta de apetite;
  • Compulsão alimentar – Descontar os problemas na comida;
  • Medo de eventos públicos – A ansiedade e preocupação dias antes e até dias depois “remoendo” alguma situação que aconteceu (e ninguém nem reparou) mas você se julga;
  • Crises de pânico – Vivenciar alguma das situações que causam ansiedade podem trazer tremores, sudorese, aceleração dos batimentos, tontura, formigamento, dor de estômago, entre outros sintomas físicos;
  • Flashbacks – Alguma situação traumática que fica vindo à tona na sua cabeça mesmo anos depois;
  • Perfeccionismo – Quando você se julga e se cobra muito, mesmo antes de cometer algum erro;
  • Comportamento repetitivo –  Como forma de tentar dissipar a ansiedade seu corpo busca movimentos repetitivos (bater os pés, chacoalhar pernas, estalar dedos, roer unhas);
  • Incertezas – Quando você se coloca frequentemente em posição de dúvida sobre sua capacidade profissional, relacionamento ou sobre você mesmo;
  • Sensação de estar sobrecarregado – Mesmo sem motivo aparente, sua cabeça não para e sua energia é consumida sem nem notar.
ilustração caindo em desespero afundado na ansidade

QUANDO BUSCAR AJUDA?

Nem sempre temos todos os sintomas, nem sempre sabemos o que de fato é prejudicial, mas tente buscar sinais em você, se a ansiedade te paralisa diante de alguma situação, se ela traz alguma limitação ao seu dia a dia, se te gera sofrimento e/ou incapacidade, se você sente que não consegue controlar sozinho e isso começa a te prejudicar, pode ser sinal de transtorno de ansiedade, busque um Psicólogo.

Esses são alguns dos sintomas que podem ajudar a diagnosticar quando a ansiedade passa a ser um transtorno que precisa ser tratado. Se fecharmos os olhos para os primeiros sintomas, podemos desenvolver outras doenças a longo prazo, lembrando que apenas um profissional pode dar o diagnóstico e seguir com um tratamento mais adequado para o seu caso.

ACEITAR QUE PRECISA DE AJUDA

Muitas pessoas acham que ansiedade está relacionada apenas com situações de traumas recentes, luto ou diagnóstico de doenças, mas nem sempre tem uma causa aparente e pode ir muito além disso e a falta de acompanhamento pode sim agravar o caso.

Ainda há muito ‘tabu’ ao falar sobre ansiedade e sobre buscar ajuda, isso não devia ser motivo de vergonha, precisamos aprender a aceitar que nem tudo nós podemos controlar, e que o nosso bem-estar tem que ficar em primeiro lugar.

O processo de aceitar que precisa de ajuda nem sempre é fácil, mas é necessário, principalmente quando você identifica que aquela situação está tomando uma proporção que sai do seu controle, pesquise sobre o assunto, entenda como funciona, tire suas dúvidas e busque um profissional.

Quando a gente se cuida e fica bem com a gente mesmo, conseguimos enxergar além de nós, a companhia fica muito mais agradável, os relacionamentos ficam saudáveis, o dia a dia fica mais leve.

O QUE É PSICOTERAPIA E PARA QUE SERVE?

ilustração de uma mão estendida para ajudar quem está com ansiedade

Dentro da psicologia clínica existem muitas vertentes de tratamento, hoje vamos falar sobre a psicoterapia, também conhecida apenas como ‘terapia’.

Psicoterapia é um tipo de terapia que busca tratar os problemas psicológicos por meio de diálogo, conversar abertamente sobre suas questões emocionais e como lidar com elas. O atendimento pode ser individual, de casal, em grupo e até infantil, vai depender da sua necessidade e também da forma como você se sente mais confortável para seguir.

Dentro da psicoterapia existem várias abordagens, baseadas em diferentes escolas, alguns exemplos de abordagens: Análise do Comportamento ou Behaviorista; Fenomenologia; Gestalt-terapia; Humanista; Junguiana ou psicologia analítica; Psicanálise (três exemplos mais conhecidos da psicanálise: Freud, Lacan e Winnicott); etc. Vale ressaltar que todas elas são efetivas e cada profissional trabalha na linha teórica que segue em sua prática profissional.

Você, como paciente, não precisa se preocupar com qual será a sua, pois as linhas teóricas têm suas semelhanças e diferenças, mas todas elas são capazes de cuidar das pessoas e promover o bem-estar emocional.

A busca pelo profissional nem sempre é simples, você pode conhecer vários profissionais até que encontre a forma de abordagem que você mais se identifique e que te deixe mais confortável para seguir em frente.

O maior objetivo da psicoterapia é aumentar o campo de percepção do paciente, trazendo uma visão mais abrangente ao seu redor. Essa capacidade de enxergar e compreender mais coisas à sua volta é necessária para que o paciente possa ressignificar os motivos que lhe trazem sofrimento.

O autoconhecimento faz parte desse processo, a partir do momento que você desfoca dos problemas e começa a olhar para si mesmo, começa a enxergar qualidades que estavam abafadas pela ansiedade e pode trazê-las para o seu foco.

De modo geral, o profissional vai te ajudar a encontrar formas de entender os motivos que causam o transtorno e te dar ferramentas para enfrentar e tirar isso do foco da sua vida, promovendo mais bem-estar.

COMO A PSICOTERAPIA AJUDA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE?

ilustração de mão dadas levantando e ajudando

O acompanhamento com o psicoterapeuta traz inúmeros benefícios para a você, ele te explica sobre o mecanismo da ansiedade, e isso te faz lidar melhor com ela. Quando você entende como ela funciona você encontra o fator que te causa isso e você aprende a ressignifica-lo, fazer com que ele não te afete a ponto de te cegar.

  • O profissional te ensina técnicas para lidar com os sentimentos, quando diante de uma crise, qual a melhor forma de respirar para que a taquicardia cesse.
  • Te encoraja a pensar e ter comportamentos diferentes;
  • Incentiva você a enfrentar situações que por vezes você fugiria e que causariam ansiedade;
  • Permite o desabafo, quem tem ansiedade já se julga o tempo todo e na psicoterapia você estabelece uma relação livre de julgamentos;

As sessões costumam ser uma vez por semana, com duração de 50 minutos, mas isso não é regra e pode variar de acordo com ambas as partes e a intensidade do acompanhamento. Aliviar esses sintomas de ansiedade através da psicoterapia é muito importante, mas é um tratamento de longa duração e o seu engajamento é muito importante para o sucesso.

Você irá aprender a controlar os seus sintomas, transformar o seu jeito de agir e lidar com os problemas,  te capacitando para enfrentar situações estressantes de forma mais leve. Os benefícios são muito maiores do que o medo de tentar!

 NÓS PODEMOS TE AJUDAR!

ilustração abraçando e acolhendo à ansiedade
Puc Acolhe

Você que tem esses sintomas e está precisando de ajuda, a notícia boa é que aqui na PUC nós contamos com o Núcleo de Práticas em Psicologia (NPP) que fornece atendimento ao público.

Os atendimentos são realizados por alunos do 5º ano de graduação em psicologia na PUC, com supervisão dos professores psicólogos clínicos experientes. Há 6 anos o núcleo vem aumentando seu portfólio, desenvolvendo melhor os profissionais em formação e trazendo essa forma de cuidado e atendimento à comunidade. Aqui, além do serviço de Psicoterapia, você encontra orientação vocacional e profissional, psicopedagogia, terapia familiar, assessoria educacional, consultoria em psicologia organizacional, programa de atendimento à altas habilidades / superdotação. Outros programas estão sendo projetados e devem entrar para o portfólio de serviços no futuro, como programa de promoção ao envelhecer saudável, programa de habilidades sociais infantis, programa de prevenção ao atendimento inicial, plantão psicológico e consultoria em psicologia ambiental.

Os pacientes podem ser encaminhados por escolas, serviços de saúde, ou por demanda espontânea. Para mais informações sobre as consultas e agendamento gratuito, você pode ligar no telefone (43) 3372-6060 ou clicar aqui e mandar uma mensagem via WhatsApp (43) 99151-3385.  

Os atendimentos são de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 20h. O NPP fica dentro do Câmpus da PUC na Av. Jockei Club, 485 – Londrina PR.

Através do tratamento adequado é possível promover o bem-estar do paciente reestabelecendo sua saúde emocional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *