O PPGCOOP – Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais, da PUCPR, completa, neste ano, seus 10 (dez) anos de existência, consolidando-se como um dos principais centros mundiais de pesquisa sobre cooperativismo.
O Programa oferece o único Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas das Américas e já conta com 102 (cento e dois) egressos.
O PPGCOOP nasceu com o apoio do Sistema OCEPAR, especialmente, do SESCOOP/PR, que trouxe a demanda do Cooperativismo Paranaense por estudos científicos que aprimorassem a gestão das Cooperativas.
Ao longo destes anos, pesquisas relevantes foram desenvolvidas, sempre voltadas à realidade das Cooperativas, aliando teoria e prática, além de propiciar que seus estudantes profissionais possam acompanhar as aulas em dias e horários diferenciados (de quinta à sábado).
O Mestrado, ao longo desta década, acolheu estudantes de diversos ramos cooperativistas e de vários Estados da Federação, realizando pesquisas importantes sobre diversas áreas do conhecimento voltadas às necessidades das cooperativas, tais como Inovação, Marketing, Governança, Finanças, Análise de Riscos, Desenvolvimento de Pessoas e Direito Cooperativo.
A organização e acolhimento de Seminários internacionais sobre Cooperativismo, com expressiva participação de pesquisadores e membros de mercado, também marcaram a história do Programa, com especial destaque aos já tradicionais Seminários Internacionais de Cooperativismo de Crédito.
Aliás, as experiências internacionais também se tornaram marca característica do Programa, tendo oportunizado aos estudantes, juntamente com o SESCOOP/PR, módulos de estudo na Espanha, Holanda e Alemanha, com aulas e visitas técnicas em importantes cooperativas europeias.
Dada a sua expertise no estudo das Cooperativas, o Mestrado, recentemente, teve seu escopo ampliado para acolher pesquisas sobre Organizações Complexas e Plurais que demandam estudos voltados à prática para seu aprimoramento.
Este ano, o Programa apresenta, de forma inédita, uma turma simultânea nos Campi Curitiba e Toledo, contando com 25 estudantes, de diversas cooperativas.
Enfim, um motivo de celebração para o mundo Acadêmico e para o Cooperativismo.