NIPUCPR - Curso de Negócios Internacionais da PUCPR | PUCPR

Confira o Plano de Ação da Coordenação do NIPUCPR

Plano de Ação do Coordenador

Para atingir a missão de ensino, pesquisa, e extensão da universidade no âmbito do curso, o coordenador do curso de Negócios Internacionais adota um plano de ação com metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazos determinados, de forma que cada ação contribua para o desenvolvimento contínuo do curso e para o fortalecimento de sua imagem e desempenho. Este planejamento é feito de maneira contínua e iterativa, revisitado semestralmente, e dependente dos resultados colhidos em experiências passadas para entender o balanço correto de rigor acadêmico em sala de aula, número de alunos matriculados e a sua experiência no curso, e disponibilidade de tempo por parte dos alunos para participar com eficácia em todas as atividades propostas. Os objetivos aqui elencados seguem a rubrica de objetivos estratégicos, considerados condição sine qua non para a maturidade do curso de negócios internacionais e seu prestígio e reconhecimento na sociedade, e objetivos táticos e operacionais, considerados como contínuos cuja excelência é requisito essencial para o cumprimento da estratégia.

Objetivos Estratégicos

Objetivo 1. Fortalecimento do Centro Acadêmico de Negócios Internacionais

Primeiramente, para fortalecer o Centro Acadêmico de Negócios Internacionais, o objetivo é assegurar que, até junho de 2024, o CANI disponha de um espaço físico próprio, equipado com as infraestruturas e materiais necessários. Além disso, o plano envolve a realização de duas semanas acadêmicas durante o ano, uma em cada semestre, organizadas pelos próprios estudantes, com apoio do corpo docente, e ampla participação no Planeta PUC, maior evento de divulgação da universidade para a comunidade. Para alcançar essa meta, será essencial a colaboração com o corpo diretivo para a alocação de um espaço exclusivo para o CANI, o incentivo ao advocacy estudantil por meio de encontros regulares entre estudantes, docentes e coordenação, bem como a promoção de oficinas para apoiar o planejamento de eventos com os estudantes.

Ações Exitosas:

Objetivo 2: Promoção de Aulas Magnas

No que se refere à promoção de aulas magnas, o objetivo é realizar uma por semestre, com a presença preferencial de autoridades, como cônsules, capazes de enriquecer o aprendizado dos alunos e ampliar suas oportunidades de networking. A meta é realizar uma aula magna por semestre. Para tanto, o coordenador deverá identificar e contatar autoridades internacionais no início de cada semestre, estabelecer parcerias com consulados e demais entidades, e coordenar com a equipe de eventos da universidade para cuidar da logística e da divulgação.

Ações Exitosas

Objetivo 3: Construção do “Centro de Negócios Internacionais”

Outro ponto relevante é o acompanhamento da construção do “Centro de Negócios Internacionais”, um espaço planejado para abrigar as atividades dos núcleos NUMHI, ONI, CONI, NINI e MEI, e que deverá estar funcional até o final do segundo semestre de 2024. Esse centro contará também com um estúdio para produção de podcasts. Para garantir o cumprimento do cronograma, serão realizadas reuniões periódicas com a equipe de infraestrutura e arquitetura, além de uma colaboração próxima no design do espaço, de forma que atenda plenamente às necessidades de cada núcleo.

O projeto ainda está em execução, e a finalização ainda prevista para o final do ano de 2024.

Objetivo 4: Ampliação de Oferta de PIBIC

Quanto à ampliação da oferta de PIBIC, a meta era aumentar em 20% o número de vagas para os estudantes do curso até o final de 2024. As ações necessárias incluem um trabalho conjunto com o setor de pesquisa para assegurar maior disponibilidade de bolsas, a mobilização dos professores doutores para submissão de mais projetos ao programa PIBIC e a ampla divulgação dessas oportunidades aos estudantes.

Ações Exitosas

Objetivo 5: Aumento de Parcerias com Universidades e Empresas

Para potencializar as parcerias com universidades e empresas, principalmente por meio do CONI e do NINI, o objetivo é iniciar no mínimo cinco novas parcerias até julho de 2025, promovendo encontros semestrais com as empresas para interação direta com os estudantes. O coordenador deverá identificar e contatar universidades e empresas locais e internacionais, organizar eventos e palestras para as empresas apresentarem seus projetos e promoverem oportunidades de estágio, além de realizar ações de networking que aproximem os estudantes do mercado.

Ações Exitosas

Objetivo 6: Implementação do Programa de Mentoria Internacional

A implementação do programa de mentoria internacional do NINI é outro objetivo para 2024. A meta é lançar o programa até o final do mês novembro, envolvendo no mínimo dez mentores internacionais, de modo a alavancar o período de férias discentes. Para tanto, será necessário estabelecer contatos com profissionais internacionais que possam atuar como mentores, divulgar o programa entre os estudantes e planejar sessões de mentoria em plataformas digitais para facilitar o acesso.

O objetivo ainda está em etapa de lançamento

Objetivo 7: Desenvolvimento de parceria com a FIEP – Federação das Indústrias do Paraná

Outra meta importante é desenvolver uma parceria com a FIEP, baseada em conteúdo gerado pelos estudantes dos núcleos ONI e MEI, e formalizá-la até Julho de 2025. Esse projeto envolve a apresentação de propostas de colaboração para a FIEP, demonstrando a relevância e qualidade dos conteúdos acadêmicos produzidos, além do planejamento de atividades conjuntas, como seminários e publicações colaborativas.

O Objetivo ainda está em desenvolvimento

Objetivo 8: Manutenção, Atualização, e Inovação do PPC

Para manter o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) atualizado, o coordenador planeja realizar uma revisão completa a cada semestre com o NDE, incorporando feedbacks de empregadores e observando as tendências de mercado no setor de negócios internacionais. O objetivo é garantir que o currículo do curso reflita as necessidades do mercado e o rigor acadêmico. As ações incluem a coleta de dados de empresas parceiras sobre o perfil desejado dos profissionais, a realização de workshops com docentes para alinhar o conteúdo curricular e manter um canal de comunicação aberto com ex-alunos.

Este objetivo tem caráter contínuo.

Objetivo 9: Adequação da Matriz Curricular

Após a formatura da primeira turma do curso, os docentes e membros do NDE chegaram à conclusão que se faz necessária a adequação da matriz curricular que mantenha o currículo atualizado e relevante para as organizações. Para isso, o coordenador revisará a matriz curricular em 2024 e identificará ao ajustes que possam melhor alinhar o currículo às práticas do mercado. Esse processo incluirá a avaliação periódica dos resultados acadêmicos dos alunos e dos feedbacks de empregadores, reuniões semestrais com o corpo docente para discutir melhorias e a implementação de ajustes nas disciplinas conforme necessário.

Ações Exitosas

A Matriz Curricular para os calouros de 2025 foi modificada, considerando o comentário de estudantes, docentes, Membros do NDE, e mercado. Os ajustes contemplam: melhor distribuição de disciplinas para permitir previsibilidade no trabalho docente com o progresso do curso e coesão entre disciplinas no mesmo semestre para períodos individuais, aumento de carga horária no eixo de comercio internacional e operações, supressão da única disciplina no formato EAD da matriz curricular, tornando o curso 100% presencial, inclusão de disciplinas que mostrem a identidade da escola de negócios da PUCPR (Teoria Organizacional, Organizações Complexas e Plurais), inclusão da disciplina de Mobilidade Humana Internacional desenvolvida em parceria com a ACNUR, inclusão de duas disciplinas de prática extensionista (Práticas em Negócios Internacionais I e II), inclusão de disciplina de tecnologia (Business Intelligence).

A matriz está disponível em: https://static.pucpr.br/pucpr/2024/09/re-251-2024-consun.pdf?_gl=1*a9b6xx*_gcl_au*Mzg1OTU0OTA0LjE3MjM0NjQyNTA.*_ga*NzU0NzU2MjUuMTY5OTY0NDU1Mg..*_ga_11M5C4PYGB*MTcyODc0NzQzNC41Ny4wLjE3Mjg3NDc0MzQuNjAuMC42NjE4NjI1NTg.

Objetivo 10: Capacitação Docente

Para garantir o rigor acadêmico e aumentar a produção científica e a capacidade técnica do curso, o coordenador se reponsabiliza pela capacitação docente, com a meta de aumentar o engajamento dos professores em programas de formação continuada e incentivar que os professores mestres iniciem doutorados até o final de 2024. As ações envolvem a promoção e divulgação do Creare (Centro de Ensino e Aprendizagem da PUCPR), a realização de feedback de desempenho para encorajar a busca por qualificações adicionais e o oferecimento de apoio financeiro para que docentes mestres iniciem um doutorado e para que os doutores busquem engajamento em pesquisa pós-doutoral.

Ações Exitosas

O Prof. Pedro Costa submeteu sua aplicação ao processo seletivo para Doutorado na UFPR para o ano de 2025.

Objetivo 11: Aumentar a adesão dos alunos à avaliação institucional realizada pela CPA

Com o intuito de garantir a melhoria contínua do curso e adequar as práticas pedagógicas às necessidades dos discentes, o coordenador se compromete a aumentar a adesão dos alunos à avaliação institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA). A meta é elevar o percentual de participação para, no mínimo, 25% até o segundo semestre de 2025. As ações para alcançar esse objetivo envolvem a promoção de campanhas de conscientização sobre a importância da avaliação para o aprimoramento do curso, a realização de reuniões periódicas com os alunos para esclarecer o impacto das suas respostas na estrutura do curso e a inserção de lembretes regulares nas plataformas virtuais de aprendizagem. Além disso, será implementado um sistema de incentivos, com benefícios como horas complementares para aqueles que participarem da avaliação.

Objetivos Táticos e Operacionais

Objetivo 12: Acompanhar as demandas institucionais inerentes à coordenação de Negócios Internacionais

Participar dos Fóruns de Gestores da PUCPR, compartilhando estratégias com demais coordenadores e com as pró-reitorias da universidade

Objetivo 13: Acompanhar as demandas para o curso no que refere-se às tecnologias e equipamentos

Mapeamento das necessidades acadêmicas e conforme disciplinas e planos de ensino, visando garantir a excelência acadêmica e motivar estudantes no desempenho de suas atividades

Objetivo 14: Participar das reuniões com coordenadores da escola de negócios, gestores, e decanato (REMAR – Reunião Mensal de Acompanhamento de Resultados)

Participação nas reuniões de gestores da escola de negócios, colaborando com ideias e análise de dados sobre o curso de negócios internacionais e demais cursos da escola de negócios

Objetivo 15: Receber, orientar, e acompanhar estudantes calouros e veteranos

Orientações na primeira matricula sobre o curso e procedimentos, visando que todos os alunos tenham conhecimentos necessários para buscar informações ou orientação

Objetivo 16: Orientar os estudantes sobre programas de mobilidade acadêmica e Intercâmbio

Direcionar os estudantes primeiro ao NINI (Núcleo de Internacionalização em Negócios Internacionais) e posteriormente à Diretoria de Internacionalização, acompanhando os editais e planos de estudo desenvolvidos

Objetivo 17: Examinar compatibilidade curricular e aproveitamento de estudos realizados em outras instituições

Análise de processos e conteúdos garantindo o cumprimento da legislação e o rigor acadêmico do curso de negócios internacionais.

Objetivo 18: Orientação de alunos na elaboração e integralização dos planos de estudo

Acompanhamento junto à PROA (Pró-Reitoria de Operações Acadêmicas) da matrícula e orientações pré-matrícula para garantir que os alunos tenham as informações necessárias para fazer a matrícula nas suas disciplinas.

Objetivo 19: Orientar os professores quanto ao projeto pedagógico do curso e função da unidade de aprendizagem / componente curricular no processo formativo do aluno

Orientação e disponibilização de informações aos professores do curso visando garantir a excelência acadêmica e manutenção do rigor acadêmico no curso de negócios internacionais

Objetivo 20: Manter-se atualizado quando da publicação de avaliação de docentes do curso e de disciplinas por meio da avaliação institucional da CPA, e tomar ações corretivas.

Avaliar o desempenho dos professores pelos estudantes de forma a garantir a excelência acadêmica.

Objetivo 21: Elaborar, conferir, e encaminhar a programação acadêmica semestralmente

Divulgar a programação semestral das disciplinas eletivas, informações institucionais, e PUC Acolhe para garantir o processo de formação e otimizar as atividades do semestre.

Objetivo 22: Responder pelo curso frente aos processos de avaliação interna e externa

Propor e participar de reuniões, divulgar informações para alunos, docentes, e funcionários, analisar e planejar ações a partir dos resultados dos processos avaliativos, sensibilizar o corpo docente, discente, e demais funcionários em prol dos objetivos da avaliação

Objetivo 23: Examinar solicitações de matrícula, de transferências, de reopções, e aproveitamento de estudos

Acompanhar dashboards do sistema de Business Intelligence, viabilizar a planilha de equivalências e atender estudantes para orientação de modo a auxiliar no processo de ingresso dos estudantes equilibrando a sustentabilidade da instituição com a experiência do estudante.

Objetivo 24: Manter informações atualizadas sobre a inserção do egresso no mercado de trabalho

Deixar estrutura preparada para que, ao se formarem, seja possível manter o contato com egressos por meio do cadastro de alumni. Mapear egressos pelas redes sociais, obtendo informações sobre o mercado úteis para a atualização do PPC

Objetivo 25: Articular, coordenar, e convocar para engajamento o NDE e o Colegiado do Curso

Para além de reuniões, a excelência do curso é garantida apenas com a articulação e sinergia dos trabalhos de NDE e colegiado de curso, que estão na linha de frente da execução da estratégia do curso.

O Plano de Ação do Coordenador compreende o período de 2023 e 2024, e será atualizado bienalmente.

Prof. Caio Silva

Coordenador do Curso de Negócios Internacionais