O Cônsul-Geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui, apresentou, nesta quinta-feira (29 de agosto), a aula magna do bacharelado em Negócios Internacionais da PUCPR, curso vinculado à Escola de Negócios. A aula aconteceu no Domo Digital Arena, contando com a presença de estudantes e professores da graduação.
Yasuhiro Mitsui é o Cônsul-Geral da capital paranaense desde novembro de 2023, possuindo uma longa carreira diplomática em países de Língua Portuguesa. Mitsui começou a trabalhar no Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão em 1988 e está em sua quarta jornada oficial no Brasil, já tendo atuado em Belém, Recife e São Paulo anteriormente.
A temática central da aula foi uma discussão sobre os relacionamentos com países vizinhos, trazendo a diplomacia japonesa como exemplo. Foi mencionada a importância do tratado para livre comércio Indo-Pacífico (Free and Open Indo-Pacific) e a reunião do G7 de 2023, a qual focou no desarmamento nuclear mundial.
Mitsui afirmou que o Japão tem interesse em estreitar as relações com o Brasil, o que pode acontecer por meio de intercâmbios acadêmicos, dentre outras opções. “Existe química entre os países, o Japão e muitos dos países latino-americanos possuem os mesmos princípios de democracia e trabalho”, afirmou o Cônsul-Geral durante a aula.
Segundo o representante japonês, são muitos os benefícios do aumento de intercâmbio entre os dois países, como a troca de conhecimento e as oportunidades para novas tecnologias. Foram debatidos também temas como o impacto da Guerra da Ucrânia nas relações internacionais, o relacionamento com a China e a Coreia do Norte, o impacto da pandemia de COVID-19 na economia mundial e a disseminação da cultura japonesa através do entretenimento.
Um dos principais tópicos apresentados foi a seleção de bolsistas para estudos no Japão. Foram esclarecidas as características de bolsas MEXT indicadas pelo Consulado e outras formas de realizar intercâmbio na graduação e na pós-graduação.
“Nosso objetivo é internacionalizar a carreira de vocês [alunos] com intercâmbios, para que vocês possam exercer o que aprendem em sala de aula. Trouxemos essa aula magna visando mais oportunidade para as experiências estrangeiras”, afirmou o professor Caio Silva, coordenador do bacharelado em Negócios Internacionais. A decana da Escola de Negócios da PUCPR, Miriam Stolses Mazo, reforçou a mensagem, incentivando os estudantes a aproveitarem as oportunidades que a PUCPR e o curso em Negócios Internacionais oferecem aos alunos.
Além das vantagens de colocar em prática aprendizados acadêmicos, Yasuhiro Mitsui defendeu que a vivência no cotidiano japonês pode ser muito proveitosa, gerando experiências novas para estudantes de outras culturas – ainda mais para quem tem interesse em seguir uma carreira voltada para a diplomacia.