Professoras Michele Hastreiter e Patricia Tendolini falam sobre liderança feminina internacional
Durante a Semana da Mulher na PUCPR, as professoras Michele Hastreiter e Patricia Tendolini atraíram um grande público para discutir os desafios da liderança feminina no mercado internacional. O evento, realizado entre os dias 18 e 23 de março, reuniu estudantes e profissionais interessados em debater temas cruciais relacionados à diversidade, inclusão, igualdade e visibilidade das mulheres no ambiente de negócios globais.
Sobre o evento, a Profa. Michele Hastreiter conta que “discutimos como a liderança ainda é frequentemente vista através de atributos comumente associados aos homens e abordamos a existência de um grande gap de gênero em posições de liderança, tanto no ambiente político quanto no mundo dos negócios. Compartilhamos razões para a existência desse gap, baseando-nos em dados de instituições de pesquisa e organismos internacionais, bem como em estudos sobre a socialização feminina e em nossos relatos de desafios pessoais enfrentados em nossas trajetórias profissionais.”
A Profa. Patricia Tendolini complementa, mostrando que “desde 2010 existe a ONU Mulheres, que tem como preocupação lidar com a igualdade de gênero. Trouxemos dados sobre violência contra a mulher, mulheres como vítimas de tráfico internacional, assédio no trabalho, enfim, um diagnóstico. Resgatamos o ODS sobre igualdade de gênero, e falamos sobre a questão dos desafios que temos pela frente. Segundo pesquisas, vai demorar mais de 118 anos para conseguirmos igualdade salarial no Brasil. O evento foi relevante para colocarmos um holofote sobre o tema de liderança feminina no mercado internacional”.
A Semana da Mulher 2024 na PUCPR abordou uma ampla gama de tópicos, incluindo o impacto do puerpério na carreira, a pressão estética, o assédio no trabalho e os desafios enfrentados pelas mulheres com deficiência. As palestras e rodas de conversa proporcionaram um espaço para reflexão e troca de experiências, promovendo a conscientização sobre as diversas realidades e dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho.
Além das palestras, a programação incluiu uma feira de empreendedoras, onde mulheres puderam expor e vender seus produtos, incentivando o empreendedorismo feminino e fortalecendo a rede de apoio entre as participantes. Esta iniciativa visou não apenas celebrar o mês da mulher, mas também promover a visibilidade e a valorização das contribuições das mulheres em diversas áreas de atuação.
A Semana da Mulher na PUCPR foi um sucesso, destacando a importância de eventos que fomentam a discussão e o desenvolvimento de políticas e práticas que promovam a equidade de gênero no ambiente profissional. As atividades realizadas contribuíram significativamente para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária, onde as mulheres podem exercer sua liderança com segurança e confiança.