Conheça algumas das parcerias e vantagens que o estudante do Jogos tem acesso em 2024!

Existem diversos benefícios que nossos alunos de Jogos tem direito a aproveitar enquanto são estudantes do curso. Estas vantagens são geralmente fruto de parcerias institucionais da PUCPR ou diretamente relacionadas a parcerias ou ações realizadas pelo nosso colegiado de curso.

Seguem alguns dos principais recursos disponíveis ou parcerias de software ou mesmo parcerias institucionais, destacando-se que as que dão acesso a software NÃO são limitadas à sala de aula, podendo ter uso em seu ambiente doméstico também.

Pacote Adobe

O estudante tem direito ao Pacote Adobe Completo (Adobe Creative Cloud), com todas suas ferramentas como, por exemplo, o Photoshop, Acrobat Pro, Premiere e Illustrator. Pode usar na Universidade ou mesmo instalar em seu computador pessoal. Deve solicitar via formulário de pedido, que está disponível no módulo INFORMAÇÕES do AVA do curso em Pedido de Acesso às Ferramentas Adobe ou via Discord em #links-e-contatos-oficiais. O acesso é exclusivo a estudantes do curso de jogos ou alunos de eletivas que necessitam do uso da ferramenta. No curso de Jogos boa parte das disciplinas da Trilha de Arte (com os Profes Bianca Mendes Rati, Glaucio Moro e Mauricio Perin) ou as Experiências Criativas utilizam as ferramentas em sala de aula e em seus trabalhos.

Construct

Para acessar a versão Educacional do Construct da PUCPR, que possui acesso a todos os recursos da ferramenta, acesse o formulário de pedido que está disponível no módulo INFORMAÇÕES do AVA do curso em Pedido de Acesso ao Construct ou via Discord em #links-e-contatos-oficiais. O acesso é exclusivo a estudantes do curso de jogos ou alunos de eletivas que necessitam do uso da ferramenta.

O Construct é utilizado principalmente como um contato inicial do estudante com a área de jogos na disciplinas de Game Experiência Criativa: Prototipação de Jogos, ministrada pelos professores Anderson Vermonde e Artur Mittelbach. Mas também é usada como preparatório a conceitos de programação inserida na disciplina Game Programming Bootcamp, também do Prof. Anderson Vermonde. Destaca-se também o uso na eletiva Oficina de Construct do Professor Artur Mittelbach.

Fora do contexto destas disciplinas é uma ferramenta geral de prototipação sugerida aos nossos estudantes em diversos momentos de prototipação de jogos.

Benefício Microsoft ao Estudante

Ao se matricular na PUCPR, o estudante recebe uma assinatura gratuita do Office 365, tendo acesso ao uso web da ferramenta ou ao download individual dos principais softwares da família Office (Word, Excel, etc) e também à OneDrive (espaço na nuvem).

Em nosso curso as ferramentas da Microsoft são utilizadas de maneira extensiva em apresentações, relatórios e no uso geral.

Cisco NetAcademy

A Cisco Networking Academy é um programa de desenvolvimento de habilidades profissionais e carreiras no setor de TI para instituições de ensino e indivíduos em todo o mundo. Por meio de cursos de aprendizagem prática baseada em projetos, os alunos aprendem Redes, Segurança, IoT, programação, TI geral e Linux. Destacam-se as certificações CCENT, CCNA e CCNP. Além disso, a empresa proporciona oportunidades com competições, permitindo que os estudantes testem e apresentem suas habilidades, façam networking e tenham contato com empregadores em potencial. A Cisco também trabalha para promover a educação e as carreiras de TIC para as mulheres.

No caso do curso de jogos, sugere-se o acesso ao curso Fundamentos do Python 1 como reforço de conhecimentos em Python linguagem utilizada na disciplina de Raciocínio Algoritmico. O aluno interessado nesse acesso deve solicitá-lo ao Professor Luiz Gonzaga, um dos instrutores associados na parceria e que atua em instância dessa disciplina.

Unreal Engine Academic Partnership

Somos o primeiro curso do Brasil a ter essa parceria com a Epic Games. Além da possibilidade de uso do material oficial de treinamento, também permite que possamos ter treinamentos e promoção da Epic nos devidos canais. Temos regularmente o estímulo ao uso da Unreal Engine dentro de nossas disciplinas, principalmente das Experiências Criativas e também na eletiva Desenvolvimento de Jogos com Unreal, ministrada pelos professores Edson Justino e Marina de Lara. Também utilizamos a ferramenta UEFN (Unreal Engine for Fortnite) dentro da eletiva Mundos Virtuais e Metaverso dos Professores Bruno Campagnolo e Anderson Vermonde. Além disso, a Unreal Engine é uma das principais ferramentas utilizadas no desenvolvimento realizado dentro do nosso Centro de Realidade Estendida. no qual temos a participação de diversos de nossos professores.

Apple Developer Academy PUCPR

O Apple Developer Academy é um curso de extensão para estudantes aprenderem a desenvolver apps em tecnologias Apple (iOS, iPadOS, watchOS e tvOS). É uma parceria entre a Apple e a PUCPR e iniciou em 2013, já tendo 370 estudantes envolvidos. Está em seu sétimo processo seletivo e tem abertura tanto para programadores quanto para designers. Estimula-se FORTEMENTE que os estudantes do curso de jogos participem do processo seletivo atual, que está aberto até o dia 29 de setembro de 2024.

Destaca-se que embora o prédio da Apple Developer Academy seja no Campus da PUCPR, esse processo seletivo é aberto a estudantes de fora, dentro dos requisitos estipulados pelo edital. Atualmente os professores atuantes no curso que também são mentores do projeto são os professores Maicris Fernandes e Rodrigo Gonzatto.