Resultado do PUCPR Game Show 2024/2

Durante os dias 18 e 19 de Novembro de 2024 tivemos a edição de fim de ano do PUCPR Game Show. Neste evento, que aconteceu no Centro de Realidade Estendida da PUCPR, nossos estudantes dos cursos de jogos da PUCPR (Bacharelado e Tecnólogo) foram os protagonistas da apresentação dos JOGOS que desenvolveram durante o semestre principalmente dentro das disciplinas. Destaca-se que a cada semestre além dos jogos das disciplinas, o evento também valoriza jogos produzidos em outras oportunidades que nossos alunos aproveitam, como Game Jams, Festivais e até mesmo jogos que foram apresentados em edições anteriores e tiveram uma merecida continuidade.

Nosso evento valoriza e prestigia a produção significativa de games de nossos estudantes. Boa parte desses jogos estão disponíveis em nossa vitrine e também no server Discord do PUCPR Game Show.

Quase 60 jogos estiveram disponíveis no evento e foi possível JOGAR e interagir com os desenvolvedores que apresentaram de maneira livre seus games.

Veja nessa postagem algumas mídias do evento e também o link para os jogos mais votados! Agradecimento especial aos Lucas Giardini (e amigos) que forneceram boa parte das fotos e também ao prof. Artur.

Visão geral do evento

Destaca-se primeiro a entrada AO VIVO que o evento teve durante o Meio-Dia Paraná da Globo/RPC, e que explicita bem como funciona a PUCPR Game Show:

https://globoplay.globo.com/v/13109086/

Também é muito legal ver essa gravação em 360 do ambiente completo do evento ocupando o nosso Centro de Realidade Estendida que foi feita pelo professor Anderson Vermonde!

 

 

Essa playlist exibe uma amostra do que foi apresentado.

Além da presença estimada de 150 estudantes e 200 visitantes externos durante os dois dias de evento, nossos alumni novamente marcaram presença para valorizar os jogos dos estudantes atuais e dar feedback da produção. Novamente também tivemos a presença de desenvolvedores independentes e membros locais do ecossistema de jogos. Destaca-se presença membros de equipes da JoyMasher, Manalith e Pollaris Studios.

Votação pelos pares

Uma tradição do evento é o colecionismo e votação entre os pares nos seus jogos preferidos. Os estudantes tiveram posters e adesivos para divulgar seus jogos. Cada estudante também marcava os jogos que jogou em uma cartela que poderia votar nos 3 jogos que mais gostou e em outras diversas categorias.

 

Foram cerca de 120 votos válidos, que votaram em mais de 50 jogos diferentes. Destaca-se que 10 jogos diveram pelo menos 20 votos na contagem de todas as categorias.

Seguem os resultados das votações. Já com o link dos jogos em nossa vitrine.

Jogo
Votos Recebidos
The Stochastic Dungeons of Apogee 43
Theseu 31
KARA TOON 29
Au Revoir 28
C de Gato Menos Um 17
Ellacre 12
Hysteric Kingdom 12
Terras Secas 11
Lodge Hotel 11
Little Garden 11

PARABÉNS aos estudantes valorizados e estimulados por seus pares!

Novamente destacamos que a maturidade alcançada por nosso evento permitiu que desde a edição de 2024/1 pudéssemos valorizar em separado os mais votados em relação a jogos produzidos em disciplinas e jogos externos (jams, empresas ou continuados a partir de disciplinas anteriores).

Categoria Jogo de Disciplina mais votado Jogo Externo mais votado
Melhor enredo Theseu Au Revoir
Melhor arte Terras Secas

Lodge Hotel

Au Revoir

Hysteric Kingdom

Melhor som Kara Toon Au Revoir
Game Play Gostosinho Kara Toon The Stochastic Dungeons of Apogee
Maior Potencial Theseu The Stochastic Dungeons of Apogee

O que mais teve no Game Show?

Além disso, esse semestre temos três momentos diferentes a destacar: votação do público externo, a exposição de jogos da Global Game Jam e a já tradicional Mostra de Trilhas Sonoras.

Pela primeira vez abrimos para uma votação do público externo, a qual teve como vencedor o jogo Ravenous Rhythm que tem nosso estudante Rafa “Ruffles” Teivfik na equipe e já está com um Kickstarter! Esse jogo está sendo desenvolvido no Apple Developer Academy da PUCPR.

E também convidamos equipes de fora da PUCPR para expor jogos da Global Game Jam Curitiba, aproveitando o lançamento das incrições no evento no dia seguinte! O representante desta foi o jogo Perrengue que participou na segunda de manhã. Este jogo iniciou durante Game Jam deste ano e foi continuado e está sendo publicado! Aproveite e apoie o projeto em sua página do Catarse.

O lançamento da jam da terça a noite também teve uma ação especial da Graduação 4D, um de nossos apoiadores do evento deste ano e que está apoiando a Global Game Jam Curitiba! Tivemos  o lançamento oficial das inscrições no evento e uma cabine de fotos para registrar o momento e uma super rodada de Pizzas!

Além do lançamento das inscrições na Global, também aproveitamos para o lançamento de nosso programa anual de intercâmbio do curso, o qual leva estudantes para participar de outras sedes da Global ou mesmo para uma viagem para participar da Game Developers Conference. Esta ooportunidade está aberta até o dia 2/12 exclusivamente para alunos do curso.

Por fim, em paralelo à PUCPR Game Show, também tivemos o destaque para a terceira edição consecutiva da Mostra de Trilhas Sonoras, organizada pelo coordenador do OnLoop, professor Claudio Carvilhe. junto com o Prof. Alan Medeiros do Curso de Produção Musical.

Esta mostra aconteceu no auditório imersivo e do Centro de Realidade Estendida e exibiu em um formato dinâmico e inovador as trilhas geradas para os jogos de nossos estudantes pelos estudantes do curso de Produção Musical para a disciplina de Experiência Criativa: Desenvolvimento de Jogos Com Texto.

Participação do Público Externo

Aproveitamos também para destacar que como sempre nosso evento também insistiu em seu caráter EXTENSIONISTA, ou seja, tivemos ações de divulgação focadas em trazer público EXTERNO ao evento atendendo a demanda da sociedade em entretenimento. Como já comentamos, além dos 150 estudantes, estima-se que tivemos mais de 200 pessoas externas que vieram de escolas e comunidade geral e muitas famílias que vieram por sua conta interessados na área de jogos.

Destacamos novamente a participação dos estudantes do Curso Técnico do Erasmo Pilotto, que pela terceira vez traz seus estudantes em peso para prestigiar a PUCPR Game Show, com 30 estudantes participando do game show!

Obrigado a TODOS os estudantes, alumni, professores, monitores, profissionais e comunidade externa que participaram de nosso evento!

E agora? O que fazer com seu jogo?

Se você ficou satisfeito com o resultado de seu jogo e quer continuar, não custa o estímulo: envie seu jogo para eventos como a GamesCom Latam (antigo BIG Festival) e outros festivais como o do SBGames ou Jogatório! Sugere-se fortemente o festival BIG pois seu deadline está próximo, no próximo dia 15 de Dezembro e ele tem alguns espaços adequados para a valorização de jogos produzidos por estudantes.

De nossa parte, o curso sempre buscará ter espaços locais que valorizam a extensão universitária e a exposição de jogos fora dos muros da PUCPR. O próximo destes momentos será o Color Geek no dia 1/12!  Os jogos mais votados desta PUCPR Game Show serão convidados a ter um espaço nobre de exposição de seus jogos neste evento!

Quando será a próxima PUCPR Game Show?

A próxima edição está CONFIRMADÍSSIMA para 23 e 24 de junho de 2025, anote já em sua agenda!

 

 

 

 

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