O Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) chega a sua trigésima segunda edição e já tem data marcada! O evento acontecerá entre os dias 21e 24 de outubro de 2024 na PUCPR (Câmpus Curitiba).
A cada ano trabalhamos com um eixo temático de uma das áreas estratégicas da PUCPR, as quais foram pensadas levando em consideração os desafios globais, as nossas competências internas, o planejamento e a missão institucional. O tema desse ano é “Energia”.
Durante os dias de evento, teremos atividades em diversas áreas, além de sessões de apresentação oral e e-pôster (em português e inglês), nas quais os estudantes dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da PUCPR compartilham os resultados obtidos durante a trajetória científica, que acontece ao longo de 12 meses.
O SEMIC é um evento gratuito e aberto aos estudantes, docentes e pesquisadores da PUCPR e ao público geral. No encerramento do evento, teremos a premiação dos melhores trabalhos que foram avaliados ao longo do ano e durante as apresentações.
Além do SEMIC, também acontece o SEMITI (Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação).
Para mais informações sobre a programação e inscrição nos eventos acesse:
Todos os projetos estão disponíveis para visualização e votação em:
Destacamos alguns dos projetos desenvolvidos que tem participação de nossos estudantes e professores nestes dois eventos:
Mapeamento Sistemático sobre iniciativas nacionais e internacionais para a divulgação e atração de meninas para as carreiras da área de tecnologia
Mais informações em: https://semic.pucpr.br/2024/projetos2024/paic231068/
Este projeto da estudante Mariana Pereira Santos tem a orientação do professor Carlos Nascimento Silla. Também tem colaboração de nossa alumni Isabela Makiolka Montingelli. Terá apresentação oral em inglês na sala Hands On 2 do Centro de Realidade Estendida na sessão de 23/10 – 11:00 às 13:00.
Mapeamento Sistemático sobre Jogos Sérios e Educacionais que apresentem cientistas na área de tecnologia
Mais informações em: https://semic.pucpr.br/2024/projetos2024/paic231080/
Este projeto da estudante Eduarda Fazio tem a orientação do professor Carlos Nascimento Silla. Também tem colaboração de nossa alumni Isabela Makiolka Montingelli. Será apresentado no formato de vídeo-poster online.
Desenvolvimento de Software de apoio ao ensino de arte e som para jogos digitais: aspectos de implementação
Mais informações em: https://semic.pucpr.br/semiti2024/projetos_2024/pait230139/
Este projeto do estudante recém-formado Marcos Gabriel Alves da Silva tem a orientação do professor Carlos Nascimento Silla Junior e colaboração dos estudantes Nathalia Bruckheimer e Gabriel Rieps e dos professores Claudio Carvilhe e Glaucio Moro. Será apresentado no formato de poster.
Desenvolvimento de Software de apoio ao ensino de arte e som para jogos digitais: aspectos de game audio
Mais informações em: https://semic.pucpr.br/semiti2024/projetos_2024/pait230153/
Este projeto do estudante Gabriel Rieper tem a orientação do professor Claudio Carvilhe. Será apresentado no formato de poster.
Desenvolvimento de Software de apoio ao ensino de arte e som para jogos digitais: aspectos de arte 2d
Mais informações em: https://semic.pucpr.br/semiti2024/projetos_2024/pait230174/
Este projeto da estudante Nathalia Bruckheimer tem a orientação do professor Glaucio Moro. Terá apresentação oral na sala Collab 1 do Centro de Realidade Estendida na sessão de 23/10 – 11:00 às 13:00.
Parabéns a todos os estudantes e professores envolvidos! Se você tem interesse em participar de iniciativas de iniciação científica, sugere-se que você entre em contato com os professores para a prospecção de oportunidades como essas!
Um comentário importante: os três últimos projetos fazem parte de um projeto guarda-chuva relacionado ao SonicSketch: Learning Lab, que é uma iniciativa relacionada ao PUCPR Sound Game, que é um software para auxiliar no ensino de áudio e arte no contexto das disciplinas do primeiro ano dos cursos de Jogos Digitais e que já foi citado anteriormente como um dos destaques nas pesquisas realizadas pelos professores do curso.