Conheça os novos livros que chegaram na nossa Biblioteca em 2024!

Já com 30 anos a Biblioteca da PUCPR está no centro de nossa Universidade e se destaca como uma das maiores bibliotecas universitárias do país!

Aproveitamos essa comemoração em 2024 para uma postagem especial para relembrar os recursos e serviços disponíveis na biblioteca e também para LISTAR alguns dos novos livros da área de jogos que chegaram nos últimos meses e já estão disponíveis para nossos Professores e estudantes!

Além do acesso ao acervo no local e empréstimo de obras física, alguns outros serviços estão disponíveis e são muito usados por nossos estudantes:

  • Empréstimo de cabines para trabalho em equipe e reuniões;
  • Laboratório de informática, com diversos computadores com as nossas ferramentas disponíveis;
  • Biblioteca das Coisas, com objetos como notebooks, kindle, calculadoras, carregadores de celular;
  • Jogos de tabuleiro, inclusive o nosso grupo Pinhão de Tabuleiro acontece semanalmente lá;
  • Cursos e treinamentos sobre normalização de trabalhos acadêmicos;
  • Acesso aos Trabalhos de Conclusão de Curso finalizados.

Além das obras e objetos físicos os nossos estudantes também podem ter acesso a materiais digitais. Acesse livremente a Biblioteca Virtual (https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/) que centraliza todo o acesso ao acervo. A Biblioteca possui acordos com diversas bases de periódicos e livros que estão acessíveis através deste sistema em qualquer local, mediante login de rede.

Periodicamente nossos professores e estudantes também solicitam a compra de livros tanto para renovar nossa bibliografia de sala de aula quanto para trazer novos materiais que sejam relevantes para a necessária atualização que nossos cursos exigem. Também revisamos muitas vezes para agregar à base obras abertas e que podem ser utilizadas, como, por exemplo, a excelente base de Game Studies da MIT Press!

Segue abaixo um exemplo de ALGUNS livros que já ficaram disponíveis na aquisição de 2024 (tem mais chegando por aí!) e que são resultado do trabalho realizado durante a última revisão bibliográfica realizada por nossos professores no fim de 2023. Temos de todas as áreas relacionadas à Jogos e aplicáveis imediatamente tanto em disciplinas quanto no contexto geral!

A maior parte destes livros está disponível no formato físico (principalmente na estante da biblioteca dedicada aos cursos de jogos no terceiro andar!) e com mais de um exemplar, mas alguns também estão disponíveis em opções digitais!

ANTHROPY, Anna. Make your own Twine games!. San Francisco: No Starch Press, 2019. xxi, 81 p. ISBN 978-1-59327-938-7.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371911 )

BARON, David. Hands-On game development patterns with Unity 2019: create engaging games by using industry-standard design patterns with C#. Birmingham: Packt Publishing, 2019. vi, 229 p. ISBN 978-1-78934-933-7.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371790 )

BARR, Pippin. The stuff games are made of. Cambridge, Massachusetts: London: The MIT Press, 2023. Xxii, 168 p. ISBN 978-0-262-54611-9.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371600 )

BHARGAVA, Aditya Y. Entendendo algoritmos: um guia ilustrado para programadores e outros curiosos. 1. ed. São Paulo: Novatec, 2017. 263 p. ISBN 978-85-7522-563-9.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/363013 )

BIMBER, Oliver; RASKAR, Ramesh. Spatial augmented reality: merging real and virtual worlds. Wellesley: A K Peters, 2005. xiii, 369 p. ISBN 1-56881-230-2.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371598 )

BORGES, Luiz Eduardo. Python para desenvolvedores. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 2009. 1 recurso online (253 p. ISBN 978-85-909451-0-9. Acesso em: 27 ago. 2024.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371631 )

BORROMEO, Nicolas Alejandro. Hands-on unity 2022 game development: learn to use the latest unity 2022 features to create your first video game in the simplest way possible. Third edition. Birmingham: Packt Publishing, 2022. xxi, 688 p. ISBN 978-1-80323-691-9.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371596 )

BYRNE, Edward. Game level design. Boston: Charles River Media, 2005. xxiv, 344 p. (Charles River Media game development series). ISBN 978-1-58450-369-9.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371604 )

CHANDLER, Heather Maxwell. The game production toolbox. Boca Raton: CRC Press, 2020. xxiii, 295 p. ISBN 978-1-138-34170-8.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371589 )

CREIGHTON, Ryan Henson. Unity 4.x game development by example beginner’s guide: a seat-of-yors-pants manual for building fun, groovy little games quickly with Unity 4.x. Third edition. Birmingham: Packt Publishing, 2009. ISBN 978-1-84969-526-8.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371765 )

CYMET, Eli; MOLDENHAUER, Tyler. The art of Cuphead. First edition. Milwaukie: Dark Horse Books, 2020. 264 p. ISBN 978-1-50671-320-5.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371837 )

DARK HORSE BOOKS (ed.). The art of ghost of Tsushima. Milwaukie: Dark Horse Books, 2020. 207 p. ISBN 978-1-50671-355-7.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371828 )

EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2002. 159 p. ISBN 85-7110-107-8.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371294 )

ENGELSTEIN, Geoffrey; SHALEV, Isaac. Building blocks of tabletop game design: an encyclopedia of mechanisms. Second edition. Boca Raton: CRC Press, 2022. xxxvii, 586 p. ISBN 978-1-032-01581-1.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371877 )

EVANS, Benjamin J.; CLARK, Jason D.; FLANAGAN, David. Java in a nutshell: a desktop quick reference. Eighth edition. Beijing: Boston: O’Reilly, 2023. xvi, 462 p. ISBN 978-1-098-13100-5.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371293 )

FERRARA, John. Playful design: creating game experiences in everyday interfaces. Brooklyn, New York: Rosenfeld Media, 2012. xvii, 245 p. ISBN 978-1-933820-14-9.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371909 )

FERRONE, Harrison. Learning C# by developing games with unity: get to grips with coding in C# and build simple 3D games in unity 2023 from the ground up. Seventh edition. Birmingham: Packt Publishing, 2022. xxiii, 439 p. ISBN 978-1-83763-687-7.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371603 )

FIALHO, Arivelto Bustamente. Realidade virtual e aumentada: tecnologias para aplicações profissionais. 1. ed. São Paulo: Érica, Saraiva, 2018. 144 p. (Temas essenciais para a área educacional). ISBN 978-85-365-2596-9.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371296 )

FLANAGAN, Mary. Critical play: radical game design. Cambridge: Massachusetts: MIT Press, 2013. vii, 353 p. ISBN 978-0-262-51865-9.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371593 )

FORD, Melissa. Writing interactive fiction with Twine. Indianapolis, Indiana: Que, 2016. xix, 411 p. ISBN 978-0-7897-5664-0.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371776 )

FOZI, Hammad; MARQUES, Gonçalo; PEREIRA, David; SHERRY, Devin. Game development projects with Unreal Engine: learn to build your first games and bring your ideas to life using UE4 and C++. Birmingham: Packt Publishing, 2020. xi, 783, [4] p. ISBN 978-1-80020-922-0.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371868 )

GLOVER, Jesse; LINOWES, Jonathan. Complete virtual reality and augmented reality development with Unity: leverage the power of Unity and become a pro at creating mixed reality applications. Birmingham: Packt Publishing, 2019. ix, 650 p. ISBN 978-1-83864-818-3.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371839 )

GLOVER, Jesse. Unity 2018 augmented reality projects: build four immersive and fun AR applications using ARKit, ARCore, and Vuforia. Birmingham: Packt Publishing, 2018. vi, 346 p. ISBN 978-1-78883-876-4.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371842 )

GREGORY, Jason. Game engine architecture. Third edition. Boca Raton: CRC Press, Taylor & Francis Group, [2019]. xviii,, 1200, [23] p. ISBN 978-1-138-03545-4.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371592 )

GURNEY, James. Color and light: a guide for the realist painter. Kansas City: Andrews McMeel, 2010. 222 p. ISBN 978-0-7407-9771-2.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371590 )

GURNEY, James. Imaginative realism: how to paint what doesn’t exist. Kansas City: Andrews McMeel Publishing, 2009. 223 p. ISBN 978-0-7407-8550-4.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371769 )

HAINICH, Rolf R. The end of hardware: augmented reality and beyond. 3rd edition. Charleston: BookSurge Publishing, 2009. 415 p. ISBN 978-1-4392-3602-4.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371908 )

HOCKING, Joseph. Unity in action: multiplatform game development in C#. Shelter Island: Manning Publications Co., 2022. xxvii, 386 p. ISBN 978-1-61729-933-9.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371772 )

HORSTMANN, Cay S. Core Java. Twelfth edition. Boston: Pearson, 2022. 2 volumes (Oracle press). ISBN 978-0-13-767362-9.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371817 )

HOWE, John. Fantasy art workshop. Cincinnati: Impact, 2007. 121p. ISBN 978-1-60061-010-3.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371591 )

ISBISTER, Katherine; SCHAFFER, Noah. Game usability: advice from the experts for advancing the player experience. San Francisco: Morgan Kaufmann Publishers, 2008. x, 388 p. ISBN 978-0-12-374447-0.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371594 )

JAGODA, Patrick. Experimental games: critique, play, and design in the age of gamification. Chicago: London: University of Chicago Press, 2020. xvi, 386 p. ISBN 978-0-226-62997-1.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371595 )

JERALD, Jason. The VR book: human-centered design for virtual reality. First edition. New York: Morgan & Claypool Publishers, 2016. xxxiii, 599 p. (ACM Books ; 8). ISBN 978-1-97000-112-9.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371602 )

JORGENSEN, Kristine. Gameworld interfaces. Cambridge: The MIT Press, 2013. viii, 181 p. ISBN 978-0-262-02686-4.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371865 )

LINOWES, Jonathan. Unity 2020 virtual reality: learn VR development by building immersive applications and games with Unity 2019.4 and later versions. Third edition. Birmingham: Mumbai: Packt Publishing, 2020. 577 p. ISBN 978-1-83921-733-3.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371820 )

MEALY, Paul. Virtual & augmented reality. Hoboken: John Wiley & Sons, 2018. xi, 332 p. ISBN 978-1-119-48134-8.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371791 )

MENARD, Michelle; WAGSTAFF, Bryan. Game development with Unity®. Second edition. Australia: Boston: Cengage Learning, 2015. xx, 444 p. ISBN 978-1-305-11054-0.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371762 )

MENDONÇA, Vinicius Godoy de. Estruturas de dados. 1. ed. Curitiba: IESDE Brasil, 2020. 162 p. ISBN 978-85-387-6573-8.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371634 )

MONTFORT, Nick. Twisty little passages: an approach to interactive fiction. Cambridge, Mass.: London: MIT Press, 2005. xv, 286 p. ISBN 978-0-262-63318-5.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371889 )

NYSTROM, Robert. Game programming patterns. Monee: Genever Benning, 2024. vii, 345 p. ISBN 978-0-9905829-0-8.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371792 )

ROLLINGS, Andrew; ADAMS, Ernest. Andrew Rollings and Ernest Adams on game design. Indianapolis: New Riders, 2003. xxvi, 621 p. ISBN 1-5927-3001-9.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371907 )

ROMERO, Marcos F.; SEWELL, Brenden. Blueprints visual scripting for Unreal Engine 5: unleash the true power of Blueprints to create impressive games and applications in UE5. Birmingham: Packt Publishing, 2022. 547 p. ISBN 978-1-80181-158-3.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371874 )

SCHELL, Jesse. The art of game design: a book of lenses. Third edition. Boca Raton: CRC Press/Taylor & Francis Group, 2020. xlii, 610 p. ISBN 978-1-138-63205-9.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371854 )

SCHILDT, Herbert; COWARD, Danny. Java™: a beginner’s guide. Tenth edition. New York: Mcgraw Hill, 2024. xxv, 739 p. ISBN 978-1-265-05463-2.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371597 )

SCHREIBER, Ian; ROMERO, Brenda. Game balance. First edition. Boca Raton: CRC Press, 2022. xxv, 764 p. ISBN 978-1-4987-9957-7.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371599 )

SHARP, John. Works of game: on the aesthetics of games and art. Cambridge (Mass., Estados Unidos): London: The MIT Press, 2015. x, 146 p. (Playful thinking series). ISBN 978-0-262-02907-0.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371601 )

SHERMAN, William R. Understanding virtual reality: interface, application, and design. Cambridge, Mass.: Morgan Kaufmann Publishers, 2019. (The Morgan Kaufmann series in computer graphics). ISBN 978-0-12-818399-1.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371844 )

SIERRA, Kathy; BATES, Bert; GEE, Trisha. Head first Java: a learner’s guide to real-world programming. Third edition. Sebastopol: O’Reilly Media, 2002. xxxvi, 716 p. ISBN 978-149-191077-1.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371785 )

SKETT, Jon. C# in Depth. Fourth edition. Shelter Island: Manning Publications Co., 2019. xxvii, 497 p. ISBN 978-1-61729-453-2.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371850 )

SLACK, Joe. The board game designer’s guide. Second edition. Monee: [Nome do publicador não identificado], 2024. 283 p. ISBN 978-1-775-18925-1.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371912 )

STELLMAN, Andrew; GREENE, Jennifer. Head first C#: a learner’s guide to real-world programming with C# and.NET Core. Fourth edition. Sebastopol: O’Reilly Media, 2021. ISBN 978-1-491-97670-8.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371787 )

STENROS, Jaakko. The rule book: the building blocks of games. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2024. 1 online resource. (Playful thinking). ISBN 9780262377522. Disponível em: https://doi.org/10.7551/mitpress/14730.001.0001?locatt=mode:legacy.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/5243017 )

STEVENS, Renée. Designing immersive 3D experiences: a designer’s guide to creating realistic 3D experiences for extended reality. [Local de publicação não identificado]: Pearson Education, 2022. x, 389 p. ISBN 978-0-13-728283-8.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371788 )

SWINK, Steve. Game feel: a game designer’s guide to virtual sensation. Amsterdam: Boston: Elsevier, Morgan Kaufmann Publishers, 2009. xvii, 358 p. ISBN 978-0-12-374328-2.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371887 )

SYLVESTER, Tynan. Designing games: a guide to engineering experiences. First edition. Sebastopol: O’Reilly, 2013. v, 405 p. ISBN 978-1-449-33793-3.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371779 )

THE WORLD of Cyberpunk 2077. First edition. Milwaukie: Dark Horse Books, 2020. 192 p. ISBN 978-1-50671-358-8.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371831 )

TOTTEN, Christopher W. An architectural approach to level design. Second edition. Boca Raton: CRC Press, Taylor & Francis Group, 2019. xlvi, 579 p. ISBN 978-081-5361-367.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371822 )

VINCE, John. Introduction to virtual reality. London: New York, Springer, 2004. vii, 163 p. ISBN 1-85233-739-7.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371891 )

WEILLER, Thais Arrias. Como entender e fazer Game Design. 1. ed. Curitiba: Game Start, 2023. 1 recurso online (101 p. ISBN 978-65-00-00004-7. Acesso em: 6 ago. 2024.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371400 )

WOODCOCK, Jamie. Marx no fliperama: videogames e luta de classes. São Paulo: Autonomia Literária, 2020. 263 p. ISBN 978-65-87233-21-5.
(Link acervo pergamum: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/acervo/371293 )

Muitos destes livros já foram listados e estão atualizados na Bibliografia dos professores e outros serão agregados futuramente nas próximas edições. Destaca-se sempre que a bibliografia de nossos professores sempre está disponível no AVA, nos devidos Planos de Ensino de cada disciplina. Para cada disciplina é organizada obrigatoriamente em 3 obras básicas e 5 complementares disponíveis no acervo da Biblioteca além de, quando aplicável, outras obras extra opcionais e materiais não-tradicionais como links para documentações, vídeos e outros materais didáticos como jogos.

Como já comentamos um dos materiais que também está disponível na biblioteca são os jogos de tabuleiro, os quais todas as QUARTAS-FEIRAS, das 14h às 18h estão disponíveis a qualquer pessoa interessada em conhecer com acompanhamento de nossos monitores e no térreo da própria biblioteca durante o encontro do Pinhão de Tabuleiro.

Valorize este espaço único que temos em nossa Universidade e utilize a Biblioteca em sua totalidade! Lembre sempre que para acessar a biblioteca com segurança e aproveitar todos os seus serviços é essencial o uso da carteirinha de estudante. Mais informações sobre horário e acesso ao acervo estão disponíveis no portal da Biblioteca (https://www.pucpr.br/biblioteca/), no site do Pergamum (https://biblioteca.pucpr.br/) ou mesmo no Instagram (https://www.instagram.com/biblioteca_pucpr/).

 

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