Como é a pesquisa no Curso de Jogos Digitais?

A área de pesquisa científica é essencial para a evolução constante da indústria de jogos. Trabalhos realizados em Universidades como a nossa e institutos de pesquisa impulsionam novos jogos e abrem portas para novas mecânicas. Dentro de nossos cursos temos diversos professores que pesquisam e publicam os resultados de suas pesquisas em áreas diversas, orientando estudantes e também os conduzindo para o meio científico.

Nessa postagem vamos destacar algumas dessas iniciativas (já publicadas ou em vias de publicação) dos últimos tempos, principalmente que resultaram em artigos científicos e que se originaram diretamente de alguma de nossas disciplinas!

Teaching Introductory Game Audio to Undergraduate Studentes Using a Novel Digital Game Template

Neste trabalho (com os professores Claudio Carvilhe e Carlos Silla e os estudantes Christopher Hernandez e Lucas Adamo) é descrito o PUCPR Sound Game (PSG 1.0), um template de jogo digital que foi desenvolvido para dar suporte ao ensino de nossas disciplinas de Sonorização em games. O artigo avalia oito ofertas desta disciplina em que foram usadas ou não tal ferramenta, demonstrando que existiu uma melhoria significativa na aprendizagem do estudante através do uso deste template.

Destaca-se que a segunda versão do PSG (agora denominada Sonic Sketch) também foi trabalhada por uma equipe durante as disciplinas de Experiência Criativa: Desenvolvimento de Jogos Sérios, Experiência Criativa: Concluindo Jogos e Experiência Criativa: Oficina de Desenvolvimento de Jogos.

Learning Game Programming Through Narrative, Sound Effects, and Music in Text-Based Games: A Creative Approach to Digital Game Education

Este trabalho surge da experiência dos professores Glaucio Moro, Claudio Carvilhe, Bruno Campagnolo de Paula e Carlos Silla na disciplina de Experiência Criativa: Desenvolvimento de Jogos com Texto que acontece em nosso segundo período. O artigo trabalha sobre a revisão que foi feita nesta disciplina no sentido de explorar e valorizar mais a narrativa, sonorização e música como elementos de aprendizagem de programação e compara os resultados de aprendizagem relacionados a duas ofertas da disciplina que tiveram abordagens diferentes nesse sentido.

Using Discord as an Extension of the Emergency Remote Teaching Classroom during the COVID-19 pandemic

O momento COVID foi um desafio muito grande que passamos nos últimos anos. Uma das ferramentas que utilizamos para potencializar as atividades da sala de aula virtual foi o Discord, associado é claro, a atividade e estratégias significativas e inovadoras de estímulo à aprendizagem. Este trabalho apresenta as percepções de nossos professores e foi construído a partir de nossa experiência real durante a pandemia. Destaca-se que o artigo não apenas elenca os usos reais do Discord em nossas disciplinas, mas também as estratégias de construção de sala de aula virtual e o uso do vídeo como elemento de impacto no momento da COVID.

Foi escrito pelos professores Glaucio Moro, Anderson Vermonde, Artur Mittelbach, Breno Azevedo, Bruno Campagnolo, Claudio Carvilhe, José Geraldo Lopes e Carlos Silla.

Disability Racer: A Digital Game for Raising Awareness of Ophthalmological: Related Issues

Disability Racer foi um jogo desenvolvido inicialmente na disciplina de Experiência Criativa: Desenvolvimento de Jogos Sérios e trabalhou de maneira muito sensível mas criativa a questão da perda da visão. Posteriormente, durante as disciplinas de Investigação Científica em Jogos e de Métodos de Pesquisa em Jogos, nossos estudantes Luiz Leão, Douglas Souza, Tiago Souza, Artur Hauache e Eduardo Stival formalizaram sob a orientação do Prof. Carlos Silla um trabalho que foi publicado no CSEDU deste ano.

Teaching People What They Already Know. Designing Game Design Courses / Como Entender e Fazer Game Design / Proposta de método para ensino de Game Design

Este relatório da Professora Thais Weiller, publicado na revista  gameinvironments, descreve como ela criou um framework para desenvolver a disciplina de Game Design no nosso curso, no qual ela dividiu o Game Design em quatro áreas distintas: mecânicas, sistemas, contextos e progressão. A Professora descreve detalhamente as melhorias de aprendizagem obtidas e discute sobre os conjuntos de habilidades necessários para a tarefa do Game Design.

Destaca-se que outros dois momentos que a professora Thais organizou sua prática didática em Game Design foram no seu último livro: Como Entender e Fazer Game Design e na apresentação “Proposta de método para ensino de Game Design baseada nas posições da indústria”, que aconteceu no Digra Brasil deste ano.

Artigos para o Workshop dos Grupos de Pesquisa em Jogos e Entretenimento Digital do SBGames 2024

Diretamente do forno também temos 3 artigos aceitos no SBGames 2024 (XXIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital), que é o maior e mais tradicional evento científico do Brasil. Dentro do Workshop de Grupos de Pesquisa em Jogos e Entretenimento Digital, temos artigos sobre cada um de nossos principais grupos de pesquisa / estudo: o LAJE, o Onloop e o Centro de Realidade Estendida. O evento acontecerá de 30/09 a 3/10/2024.

Interdisciplinary Project-Based Learning: An Experience with Digital Games and Music Production students

Artigo aceito para o FIE 2024 que acontecerá em Washington de 13 a 16 de outubro, envolve os professores Claudio Carvilhe, Glaucio Moro, Anderson Vermonde, José Geraldo Lopes e Carlos Silla. Aqui temos a descrição do projeto integrado que aconteceu dentro da disciplina de Experiência Criativa: Desenvolvimento de Jogos 3D do quarto período que envolveu também a disciplina de Produção de Áudio do quarto semestre do curso de Produção Musical da própria PUCPR. Os alunos de diferentes perfis e cursos trabalharam juntos em uma perspectiva de Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares e entregaram jogos completos com trilhas altamente profissionais.

Está interessado em pesquisar?

Dentro do curso temos diversas disciplinas que trabalham com Pesquisa mais diretamente como Métodos de Pesquisa em Jogos, Investigação Científica em Jogos, Projeto Final I e Projeto Final II. Mas, a PUCPR também oferece oportunidades de bolsa e projetos de pesquisa através dos diversos programas como PIBIC e PIBITI! Mais detalhes no Portal de Pesquisa na PUCPR!

Sugere-se, portanto, que os estudantes interessados em participar de ações deste tipo devem conversar com alguns dos professores listados acima ou entrar em contato com os grupos de pesquisa do PPGIa (Programa de Pós-Graduação em Informática da PUCPR), com o OnLoop (grupo de pesquisa no CNPq associado) ou mesmo com o nosso Centro de Realidade Estendida (grupo de pesquisa no CNPq associado).

Destaca-se: o OnLoop é o nosso principal núcleo criativo e de pesquisa, responsável pela produção de efeitos sonoros, narrações e trilhas musicais. Além do apoio à geração das trilhas sonoras dos jogos do curso, das monitorias, do Podcast, da Mostra de Trilhas Sonoras que acontece durante o PUCPR Game Show, o núcleo tem em algumas das publicações relevantes listadas acima seus principais resultados.  No contexto da pesquisa, o grupo está realizando atividades focadas na interação entre música, computação e tecnologia, com base em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Informática da PUCPR (PPGIa). As pesquisas envolvem alunos de PIBIT / PIBIC, Projetos Finais, Mestrado e Doutorado!

 

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