No período dos dias 17 e 18 de junho de 2024 a edição de meio de ano do PUCPR Game Show abrilhantou o Centro de Realidade Estendida da PUCPR. Em nosso evento, os estudantes apresentaram os jogos que desenvolveram esse semestre tanto dentro das disciplinas quanto fora de sala de aula. Maior parte dos jogos vieram das disciplinas de Experiência Criativa, mas também tivemos jogos que foram criados em Game Jams e Competições ou mesmo jogos que tinham sido apresentados em edições passadas e foram continuados.
O evento valoriza e prestigia sempre a produção de nossos estudantes. Esta produção está disponível em nossa vitrine e também no servidor do PUCPR Game Show no Discord.
Cerca de 60 jogos estiveram presentes no evento e foi possível JOGAR e conversar com os desenvolvedores que apresentaram de maneira livre seus jogos, mas sempre permitindo que pudessem ser JOGADOS.
Veja nessa postagem algumas fotos e também o link para os jogos mais votados!
Essa playlist exibe uma amostra do que foi apresentado:
Além da presença maciça de cerca de 180 estudantes, nossos alumni e egressos sempre marcam presença para valorizar os jogos dos estudantes atuais e também para darem feedbacks! Também tivemos a presença de devs independentes e membros locais do ecossistema de jogos, que também prestigiaram o que foi criado pelas turmas atuais. Equipes da Animvs, JoyMasher, Manalith, Criabits e Pollaris Studios participaram em PESO!
Como sempre, uma tradição do evento é o colecionismo e votação entre os pares nos jogos preferidos. Cada estudante marcava os jogos que jogou em uma cartela poderia votar uma vez nos 3 jogos que mais gostou e em algumas outras categorias.
Tivemos cerca de 129 votos válidos, que votaram em 54 jogos diferentes na categoria principal.
Seguem os resultados das votações dos mais votados, já com o link dos jogos em nossa vitrine e o número de indicações recebidas:
Jogo |
Votos Recebidos
|
Garuya | 52 |
Ethereal | 50 |
Açaí Masters | 35 |
Sankofa | 23 |
Almas Penadas | 20 |
Hysteric Kingdom | 14 |
Ashley | 13 |
Sarcophage | 12 |
Double Trouble | 11 |
RuTyping | 10 |
Fish N’ Ships | 10 |
Parabéns aos estudantes valorizados por seus pares!
Destacamos que Garuya e Ethereal são jogos iniciados em disciplinas do curso e que e apresentados anteriormente no PUCPR Game Show de edições anteriores e continuados depois! Muito importante é essa continuidade, os jogos realmente não ficarem isolados nas disciplinas. Destaca-se que estes dois jogos estão participando de festivais como o Panorama Brasil do BIG Festival e o Festival Jogatório.
Nas demais categorias temos estes resultados. Com a maturidade alcançado por nosso evento durante esta edição, desta vez estamos valorizando em separado os mais votados em relação a jogos produzidos em disciplinas e jogos externos (jams, empresas ou continuados a partir de disciplinas anteriores). Insistimos na importância de termos os dois tipos de jogos sempre valorizados e a missão clara de promover um ambiente que estimule a continuidade dos jogos ao mesmo tempo que estimule a submissão de jogos das disciplinas.
Categoria | Jogo de Disciplina mais votado | Jogo Externo mais votado |
---|---|---|
Melhor enredo | Sankofa | Garuya |
Melhor arte | Sankofa | Ethereal |
Melhor som | Sankofa | Ethereal |
Game Play Gostosinho | Açaí Masters | Ethereal |
Maior Potencial | Açaí Masters | Garuya |
Aproveitamos também para destacar que como sempre nosso evento também insistiu em seu caráter EXTENSIONISTA, ou seja, tivemos ações de divulgação focadas em trazer público EXTERNO ao evento atendendo a demanda da sociedade em entretenimento. Estima-se que tivemos mais de 200 pessoas externas que vieram de escolas e comunidade geral.
Em relação a esta proposta extensionista, um agradecimento adicional aos estudantes e professores da GAMEscola. Tivemos mais de 20 estudantes e professores em nosso evento e foi muito importante ver a integração com nossos estudantes e também com egressos da GAMEscola que são nossos alunos! Veja o excelente vídeo postado por esse parceiro: https://www.youtube.com/watch?v=yQ78Q1Wh83w
Também agradecemos ao Curso Técnico do Erasmo Pilotto, que pela segunda vez traz seus estudantes em peso para prestigiar a PUCPR Game Show, com quase 50 estudantes participando do game show!
Tivemos também a presença da Robomind, empresa de cursos de robótica educacional que acompanhou 5 famílias na visita ao evento. Obrigado a nosso estudante monitor Fernando Jun, que coordenou esta ação.
Por falar em monitores, um agradecimento esperial a todo o nosso grupo de monitores. Desta vez, tiveram a missão de estimular aos demais estudantes a participarem e darem apoio à participação dos estudantes e externos à PUCPR Game Show.
Em paralelo à PUCPR Game Show, também tivemos o destaque para a segunda edição da Mostra de Trilhas Sonoras, organizada pelo coordenador do OnLoop, professor Claudio Carvilhe.
Esta mostra aconteceu em nossa Master Cave do Centro de Realidade Estendida e exibiu em um formato dinâmico e inovador as trilhas geradas para os jogos de nossos estudantes principalmente pelos estudantes do curso de Produção Musical para a disciplina de Experiência Criativa: Desenvolvimento de Jogos Sérios.
Obrigado a TODOS os estudantes, alumni, professores, profissionais e comunidade externa que participaram de nosso evento!
A próxima edição está CONFIRMADÍSSIMA para 18 e 19 de novembro de 2024, anote em sua agenda!