Identidade PUCPR

VOLUNTARIADO

PUCPR forma grupo de estudantes missionários(as) para atuação no interior do Paraná

A equipe já participou de formações prévias que envolvem espiritualidade, vivências comunitárias locais, debates sobre a participação das juventudes na transformação social e irá realizar novos gestos concretos em Itapejara d’Oeste.

O aguardado período de férias, quando muitos(as) estudantes universitários(as) fazem uma pausa nas atividades de leitura, estudos e produção de trabalhos acadêmicos, vai se tornar também um período de doação, expressão de solidariedade e exercício de cidadania. Pelo menos, essa foi a escolha de um grupo de estudantes voluntários(as) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – câmpus Curitiba, que irá participar da 13ª edição da Missão Universitária Irmão Henri Vergès. A ação é promovida pela Diretoria de Identidade Institucional da PUCPR em parceria com a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS).

Começa neste sábado (06 de julho) e vai até o sábado seguinte (13 de julho), o período principal da Missão, que tem mobilizado 25 jovens estudantes para participarem de atividades artísticas, culturais, esportivas, comunitárias e de promoção de direitos humanos em diferentes realidades socioterritoriais.

Neste ano, o grupo participou de vários encontros presenciais em Curitiba, ao longo do primeiro semestre, em que puderam refletir sobre seu papel nas dimensões individuais e coletivas diante dos desafios de coexistência na Casa Comum. Após essas etapas preparatórias, o grupo embarca rumo à cidade de Itapejara d’Oeste, no sudoeste do Estado.

Confira algumas das principais atividades a serem desenvolvidas pelo grupo:

Revitalização de espaços públicos

Uma praça da cidade será adotada pelo grupo e vai receber limpeza, pintura, revitalização, mobiliário urbano e um mural com ilustração a ser colorido de forma colaborativa.

Atuação em parceria com o CRAS local

O grupo terá a oportunidade de desenvolver atividades socioeducativas com crianças e adolescentes assistidos(as) pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social da cidade.

Oficinas no CMJ de Itapejara do Oeste

Inaugurado em março de 2024, o Centro Marista de Juventudes abre as suas portas para o desenvolvimento de oficinas com adolescentes e jovens moradores(as) da região. Na ocasião da missão, diversas atividades serão mediadas pelos(as) missionários(as) voluntários(as).

Convivência fraterna com as famílias

Os(as) voluntários(as) terão a oportunidade de passar a semana com famílias acolhedoras da cidade, que hospedarão os(as) participantes e poderão vivenciar juntos(as) diversos momentos da missão, seja em casa, no CMJ, na igreja ou em atividades esportivas e celebrativas no território.

Copa das Juventudes

Partidas de futebol serão organizadas para celebrar uma das grandes paixões nacionais em pleno ano de Olimpíadas. A intenção é fortalecer o vínculo com a comunidade por meio do esporte, com direito, inclusive, à premiação dos times vencedores!

Arraial da Missão

O grupo irá organizar, junto à comunidade local, uma festa julina coletiva. Toda a decoração do espaço, partilha das comidas típicas e brincadeiras se tornam um meio de comemorar uma recente conquista: o reconhecimento, por meio de lei aprovada em junho deste ano, que torna a quadrilha (dança típica junina e julina) como patrimônio cultural nacional.

Expressões de espiritualidade

Acolhendo missionários(as) de diversas denominações cristãs e, inclusive, integrantes sem pertença religiosa declarada, a Missão Universitária vai realizar momentos de espiritualidade matinal. Além disso, os últimos dias na cidade serão marcados por um retiro itinerante e uma missa de encerramento.

Quem foi o Irmão Henri Vergès?

Irmão da congregação dos Maristas de Champagnat, nascido na França e beatificado em 8 de dezembro de 2018, com outros 18 mártires. Atuou na Escola São Boaventura, na capital da Argélia, local de seu martírio em 1994, após 25 anos de serviços prestados naquele território. Teve reconhecida atuação como professor de matemática, diretor de escola e evangelizador, sempre nutrindo profundo respeito às tradições islâmicas daquele país em que residiu, sem deixar de cultivar os valores maristas. Mantinha uma biblioteca em sua casa, local frequentado por mais de 1 mil estudantes, onde teve sua vida ceifada em ataque armado de extremistas.

O Centro Marista de Juventudes

O local já sediou o Centro Social Marista (CESMAR). Desde março de 2024, tornou-se um espaço de referência com a missão de promover a formação de jovens de toda a região sudoeste do Estado. Além disso, também está aberto a receber colaboradores(as) de toda a Província Marista Brasil Centro-Sul, leigos(as) e religiosos(as) para eventos e formações.

Em termos de infraestrutura, o auditório principal do CMJ tem capacidade para 150 pessoas e o miniauditório para 40. Duas salas de estudo e uma sala de reunião também compõem o espaço formativo. O refeitório tem capacidade para 100 lugares e há 12 quartos para hospedagem.