Identidade PUCPR

VIDA NO CÂMPUS

PUCPR retorna com os Grupos de Meditação para sua comunidade acadêmica e externa

Atividades fortalecem espiritualidade e contato consigo mesmo

A PUCPR reconhece que, em meio à agitação do dia a dia, é fácil perdermos contato com o nosso verdadeiro eu. Com o objetivo de promover a qualidade de vida e o bem-estar, além de fomentar a espiritualidade por meio de práticas meditativas, a Identidade PUCPR anuncia que as inscrições para os Grupos de Meditação do 1º semestre de 2024 já estão disponíveis.

Todas as modalidades de meditação são realizadas uma vez por semana, com ciclos de 8 encontros para cada abordagem, com início a partir de 8 de abril. Estudantes, professores(as), colaboradores(as) e comunidade externa podem participar de duas formas: presencial, na Sala Thomas Merton – Prédio da Diretoria de Identidade Institucional (ao lado da Clínica Odontológica), e online – por transmissão ao vivo pelo Microsoft Teams.


Práticas meditativas

Serão oferecidas 5 modalidades diferentes conduzidas por professores(as) e colaboradores(as) da PUCPR.

Conheça cada uma delas:

  • Exercícios espirituais inacianos, 2ª feira com a prof. Andreia: obtenha mais clareza sobre o sentido da vida, através dos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola.
  • Meditação Oriental, 3ª feira com o prof. Joachim:  esta modalidade combina conceitos e práticas das mais antigas experiências de meditação da humanidade.
  • Meditação Ativa e Relacional, 4ª feira com o prof. Armando: saia do piloto automático! Viva o presente, viva seu propósito.
  • Exercícios de Respiração e Concentração, 5ª feira com a prof. Diana: técnicas de respiração para aumentar sua concentração e melhorar a qualidade de vida.
  • Exercícios de Atenção Plena e Compaixão, 6ª feira com o prof. Valcir:  aprenda a estar presente e manejar melhor suas emoções. Vamos aprender a estar presentes e ter maior consciência sobre o corpo e a mente.

O especialista em educação para a interioridade, da PUCPR, e um dos facilitadores das meditações, Valcir Moraes explica que “cada modalidade de meditação possui métodos e conteúdos específicos, mas que convergem para o objetivo de oportunizar experiência de espiritualidade e de fomento da cultura do cuidado. A universidade é um lugar favorável para essa experiência”.

Confira os horários disponíveis e inscreva-se gratuitamente. As vagas presenciais são limitadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *