Escola de Belas Artes | PUCPR

Internacionalização

Amplie seu repertório cultural, acadêmico e profissional com um curso de férias em Florença

Conheça o programa de internacionalização da PUCPR que proporciona uma imersão de conhecimentos e experiências no berço do Renascimento, na Itália.

Florença é um paraíso para estudantes de artes e humanidades, pois oferece uma vasta gama de experiências culturais e acadêmicas que podem transformar a formação de quem se dedica a conhecê-la.

Com sua vasta coleção de obras-primas renascentistas, como as de Michelangelo e Botticelli, a cidade proporciona um contato direto com algumas das maiores criações artísticas da história. Além dos museus e galerias renomados, Florença também é conhecida por suas escolas de arte e design. Bem como pelas ruas medievais, pelos eventos culturais e festivais que acontecem ao longo do ano.

A arquitetura renascentista – com destaque para a Catedral de Santa Maria del Fiore, o Batistério de São João e o Palazzo Vecchio – e o planejamento urbano são outros pontos que chamam a atenção de visitantes do mundo todo.

Cenário convidativo para uma imersão cultural e um período de estudos, não é? Que tal aproveitar as férias para internacionalizar seu currículo e desenvolver habilidades acadêmicas, enquanto viaja e faz uma imersão cultural?

Curso de férias em Florença

Se a ideia de mergulhar na rica herança cultural e artística de uma das cidades mais inspiradoras do mundo lhe fascina, então o PUCPR Summer Institute pode ser o caminho para chegar lá.

Como o próprio nome sugere, trata-se de um curso de curta duração (cerca de 10 dias) que é realizado no verão do Hemisfério Norte. E que tem Florença, na Itália, como um dos seus destinos. Primordialmente, é um período intenso de imersão em conhecimentos e vivência cultural. Mas ainda sobra tempo para passear um pouco e descansar entre o fim de um semestre e o início de outro.

Estudo e vivência cultural no berço do Renascimento

A saber, o hub internacional da PUCPR em Florença está localizado no Palazzo Vettori, um espaço nobre no centro da cidade. O Palazzo é compartilhado por quatro grandes universidades: PUCPR (Brasil), Dankook University (Coreia do Sul), Kent State University e Webster University (Estados Unidos).

Isso significa que o lugar está sempre repleto de professores e estudantes do mundo todo. Ou seja, a diversidade e a interculturalidade estão presentes no dia a dia das pessoas. Atmosfera propícia para muitos aprendizados e curiosidades.

Repertório vale ouro

A próxima turma já tem data definida para estudar em Florença: de 7 a 17 de julho de 2025. Para os interessados das Escolas de Belas Artes, uma boa pedida para esse período será a disciplina Cityscape chronicles: unraveling culture, society and environment throughout history.

Em resumo, as aulas vão proporcionar uma exploração imersiva e multidisciplinar da herança cultural de Florença e da Toscana. Ao combinar palestras em sala de aula, visitas de campo e experiências práticas, cada participante embarcará em uma jornada abrangente pelo passado, presente e futuro daquela região.

Esta jornada se aprofundará em vários aspectos, como por exemplo: artes, arquitetura, dinâmica social e considerações ambientais. Um apanhado para um mergulho profundo na essência e na identidade única de Florença. Bem como para enriquecer seu repertório de conhecimentos gerais.

Quem pode ir para Florença pelo PUCPR Summer Institute

O Summer Institute é aberto aos estudantes de graduação e pós-graduação de todas as áreas, tanto da PUCPR quanto de outras instituições – desde que o participante tenha mais de 18 anos de idade e passaporte válido para a data da viagem.

O investimento inclui uma disciplina eletiva da PUCPR, ministrada por professores de alto nível; tickets para as visitas de campo; disciplina de Cultura Italiana ministrada por docente da Kent State University (Câmpus Florença), com quatro visitas técnicas; hospedagem em hostel, em quarto duplo, com café da manhã (durante o período do programa); e seguro saúde. As passagens aéreas de ida e volta ficam a cargo do estudante.

>>> Saiba mais sobre o programa e como se inscrever.

As inscrições para a próxima turma ficam abertas até novembro de 2024. Deseja mais informações? Então, entre em contato pelo e-mail [email protected].