Escola de Belas Artes | PUCPR

Jornalismo

Equipes da PUCPR são finalistas no Prêmio Sebrae de Jornalismo.

Reconhecimento reforça compromisso da PUCPR com a excelência acadêmica e a formação de futuros profissionais.

A Escola de Belas Artes da PUCPR celebra mais uma conquista significativa de seus estudantes do Curso de Jornalismo. Duas equipes do curso de Jornalismo se destacaram como finalistas na categoria Jornalismo Universitário da etapa Paraná do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Este reconhecimento reforça constantemente aperfeiçoamento na escrita e no desenvolvimento crítico de seus estudantes.

As equipes finalistas foram selecionadas entre 162 inscritos nas diversas categorias do prêmio, que incluem Texto, Vídeo, Foto e Áudio. A categoria Jornalismo Universitário, novidade deste ano, contou com 12 participações, e o tema da edição foi “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”. No total, o Prêmio Sebrae de Jornalismo recebeu 3.076 inscrições de todo o Brasil.

Os Trabalhos Finalistas

Mulher, duas sílabas. Imigrante, quatro sílabas

Equipe: Ana Carolina Rossini Augusto, Julia Almeida Moreira e Maria Fernanda Vieira Dalitz 

Veículo: Revista Corpo da Matéria – PUCPR 

Este trabalho aborda as histórias de imigrantes no Brasil, destacando as experiências de mulheres que, ao cruzarem fronteiras, enfrentam múltiplos desafios. Com uma escrita sensível e um olhar apurado, as estudantes construíram uma narrativa que dá voz a essas personagens invisíveis em nossa sociedade.

Resistência Preta

Equipe: Ivan Martins Cintra, Felipe Worliczeck e Luís Gustavo Bocatios 

Veículo: Revista Corpo da Matéria – PUCPR   

Este segundo trabalho finalista é uma potente reflexão sobre a luta e a resistência da comunidade negra no Brasil. A equipe traz à tona histórias de superação e resistência, evidenciando o impacto das pequenas iniciativas que transformam realidades.

A Escola de Belas Artes da PUCPR, junto com a coordenação do curso de Jornalismo, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento dessas novas vozes contadora de histórias e notícias. Além de proporcionar uma formação acadêmica de excelência, a Escola oferece apoio contínuo para que os alunos possam explorar suas capacidades criativas e críticas, seja por meio de projetos editoriais, seja através de mentorias com professores e profissionais renomados.

A Revista Corpo da Matéria, veículo onde foram publicados os trabalhos finalistas, é um exemplo dessa estrutura de apoio. O projeto editorial é coordenado por professores do curso Professor Paulo Camargo e Professor Rafael Andrade, e serve como um espaço para que os estudantes possam praticar o jornalismo de forma independente e inovadora, sempre alinhado com as demandas e mudanças do mercado de comunicação.

Sobre o Prêmio Sebrae de Jornalismo

O Prêmio Sebrae de Jornalismo reconhece os melhores trabalhos jornalísticos que abordam temas relacionados ao empreendedorismo e à transformação de realidades locais. Nesta edição, as equipes finalistas concorrem a prêmios em dinheiro e, na categoria especial de Jornalismo Universitário, terão a oportunidade de participar de uma mentoria exclusiva. Além disso, todas as equipes premiadas (1º, 2º e 3º lugar) receberão troféus, reafirmando o impacto do trabalho desenvolvido por esses jovens jornalistas.

O Júri Estadual

Os trabalhos inscritos passaram por uma triagem feita pela secretaria do Prêmio no Sebrae Nacional, e 42 deles foram encaminhados para avaliação de um júri estadual. Participaram do processo como jurados Allan Ferreira dos Santos, especialista em marketing digital, Dilmércio Daleffe, jornalista e escritor, e Jozieli Cardenal, professora e cronista.

Esses profissionais, com vasta experiência nas áreas de comunicação, foram responsáveis por selecionar os melhores trabalhos que se destacaram em originalidade, relevância e qualidade técnica.

A Jornada Continua

A PUCPR, através da Escola de Belas Artes, continuará a apoiar seus estudantes, proporcionando as ferramentas e o ambiente necessários para que continuem desenvolvendo suas habilidades e se tornando profissionais de excelência no mercado de comunicação.

A Coordenação do Curso de Jornalismo da Escola de Belas Artes da PUCPR, parabeniza as equipes finalistas e aguardamos ansiosamente pelos resultados do prêmio. Independentemente da colocação, todos já são vencedores por demonstrarem a força e a relevância do jornalismo universitário. Notícias assim, reforçam a principal missão da PUCPR, que é formar Gente Boa! Gente boa, não só naquilo que faz e sim, para o mundo e para a vida.

Conheça o curso de Jornalismo e as suas outras multipossibilidades na PUCPR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *