Escola de Belas Artes | PUCPR

Últimas notícias EBA

Como Lidar com Mudanças em um Mundo de Estímulos Digitais?

Mudanças necessárias na Era do imediatismo.

No contexto da sociedade atual, enfrentamos um número sem precedentes de estímulos digitais. Redes sociais, notificações constantes e um fluxo contínuo de informações podem nos levar a um estado de sobrecarga mental, gerando frustração, ansiedade e cansaço extremo. Mas como podemos lidar com essas mudanças, especialmente quando nossas escolhas são influenciadas pela comparação com o mundo idealizado que vemos online?

O Efeito das Redes Sociais nas Decisões Cotidianas

As redes sociais moldaram nossas expectativas. Elas nos oferecem uma janela para as vidas de outros, mas também criam uma ilusão de perfeição. O efeito comparativo é uma das principais causas de insatisfação, especialmente entre jovens que ainda estão descobrindo quem são. Segundo a BBC News Brasil, as estimativas mais recentes da Unicef (braço da ONU para a infância), quase 16 milhões de jovens entre 10 e 19 anos têm algum transtorno mental, isso equivale a 15% das pessoas dessa faixa etária. Essa comparação constante pode se manifestar em inseguranças e dificuldades em lidar com mudanças pessoais e profissionais.

A inspiração sempre foi parte essencial do processo criativo, mas na Era digital, a linha entre inspiração e imitação pode se tornar tênue. Os estudantes da Escola de Belas Artes da PUCPR aprendem a navegar por esses desafios, utilizando o conhecimento e o aprendizado como ferramentas para expressar suas emoções e lidar com as pressões externas. E isso vai além das disciplinas técnicas: nossa grade curricular inclui matérias como Filosofia e Ética, que preparam nossos estudantes para os desafios da vida.

Como a Arte Pode Ajudar a Processar Mudanças

Da arquitetura à arte, o ato de criar tem um papel fundamental no processo de adaptação às mudanças. Seja ao enfrentar transições pessoais ou profissionais, o processo criativo permite a externalização de sentimentos complexos, muitas vezes difíceis de expressar em palavras. No ambiente acadêmico, os estudantes da PUCPR têm a oportunidade de explorar essas questões em um espaço que valoriza a experimentação e a inovação.

Dentro ou fora do Câmpus, os alunos podem contar com diversos projetos focados no bem-estar estudantil. Um exemplo é o Projeto Focinhos, uma ação pioneira que promove a interação entre voluntários e seus cães no ambiente universitário e em ações extensionistas. Baseado em estudos sobre os benefícios das atividades assistidas por animais, o projeto busca contribuir para a qualidade de vida e bem-estar dos alunos. Esta e outras iniciativas são desenvolvidas pelo PUCPR Acolhe.

Fonte: Instagram do PUCPR Acolhe.

Dicas para lidar com as Mudanças Digitais

Se você sente que o mundo digital está influenciando negativamente suas decisões e gerando ansiedade, aqui estão algumas dicas práticas para ajudar a gerenciar essa sobrecarga:

1. Desconecte-se regularmente:

Reserve momentos no seu dia para se desconectar das redes sociais e aproveitar o mundo real.

• Pratique a autorreflexão:

Pergunte-se o que você realmente quer antes de ser influenciado pelas escolhas de outras pessoas.

• Explore novas formas de expressão:

Utilize a arte como uma ferramenta para processar emoções e mudanças. Mesmo que você não seja um artista, o ato de criar pode ser incrivelmente terapêutico.

• Aprenda a definir limites:

Entenda que é impossível acompanhar tudo o tempo todo. Escolha o que realmente importa para você e concentre-se nisso.

Lidar com mudanças em um mundo saturado de estímulos digitais pode ser desafiador, mas ao abraçar a arte de comunicar, agir, criar projetos e construir, podemos encontrar novas maneiras de nos adaptar e prosperar.

Este conteúdo foi produzido em colaboração com o Coffee Break, o podcast da PUCPR, onde acreditamos que a criação é uma poderosa ferramenta de transformação e adaptação às mudanças do mundo moderno.

Para saber mais sobre nossos cursos e projetos, acesse nosso site.