Escola de Belas Artes | PUCPR

Cinema

Circuito de Cinema Chica Pelega: uma jornada pelas comunidades quilombolas do sul do Brasil

Quilombos em Cena: Cultura e Resistência

As comunidades quilombolas têm uma presença essencial na história e cultura do Brasil, representando a resistência e a identidade negra. No entanto, a importância desses grupos, especialmente na região sul, muitas vezes não recebe a devida atenção. Com esse propósito, o Circuito de Cinema Chica Pelega convida todos a conhecer e refletir sobre as histórias, lutas e tradições dessas comunidades.

No dia 14 de agosto, às 18h, no Centro Cultural, a PUCPR sediará a próxima exibição do evento , que já teve uma primeira sessão no dia 7 de agosto. Essa é uma oportunidade especial para adentrar o universo das comunidades quilombolas, descobrindo suas realidades através do olhar sensível do cinema.

Os filmes apresentados não só destacam as resistências históricas dessas comunidades, mas também revelam as nuances artísticas, culturais e espirituais que ainda pulsam em seus territórios.

Confira: 5 filmes para conhecer o cinema quilombola

A Importância das Comunidades Quilombolas

Os quilombos surgiram como refúgios de resistência à escravidão, onde africanos e seus descendentes podiam preservar suas culturas e viver em liberdade. Até hoje, essas comunidades têm um papel crucial na preservação da memória e da identidade negra no Brasil. São lugares onde a tradição, a religião e os modos de vida dos antepassados continuam vivos, passados de geração em geração.