Escola de Negócios | PUCPR

Escola de Negócios

PUCPR participa de Congresso sobre Qualidade no ensino EAD

Coordenadores dos cursos a distância da Escola de Negócios da PUCPR apresentam artigos no 29º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, realizado em Brasília entre os dias 15 e 18 de setembro (2024).

O 29º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) é um evento realizado pela Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), organização criada em 1995 com o intuito de fomentar a educação aberta, flexível e a distância. Este ano, o congresso aconteceu em Brasília e teve como temática a “Qualidade e Excelência na Educação a Distância”. Além disso, o propósito foi gerar reflexão sobre o desenvolvimento da educação a distância no Brasil. Participaram do congresso universidades, gestores, educadores e membros de instituições governamentais, entre outros.

Os coordenadores dos cursos EAD da Escola de Negócios da PUCPR marcaram presença no congresso ao apresentar 3 artigos. O primeiro artigo tratou da estruturação de matrizes curriculares em cursos de gestão, focando na atuação do Núcleo de Docentes Estruturantes (NDE). Já o segundo artigo apresenta análises de acompanhamento de egressos da modalidade EAD nas áreas de gestão. Ainda, o último artigo é um estudo de caso sobre o planejamento estratégico de cursos de graduação a distância na Escola de Negócios da PUCPR, o qual foi apresentado em formato de banner e ganhou destaque no evento.

Na Escola de Negócios da PUCPR, a coordenação dos cursos EAD é realizada por Elizabeth Ribeiro Martins, mestre em Engenharia de Produção e Sistemas; Flavia Obara Kai, mestre em Administração; Maxiliano Ribeiro, doutor em Administração; e Vanessa Araujo Sales, mestre em Marketing e Gestão Estratégica. Atualmente, a Escola de Negócios da PUCPR oferece 4 bacharelados e 9 tecnólogos na modalidade EAD.

“O 29º CIAED 2024 trouxe discussões aprofundadas sobre qualidade e excelência na educação a distância, destacando a importância da inovação, inteligência artificial e regulação para elevar os padrões de ensino. Os debates ressaltaram a necessidade de integrar tecnologia com práticas pedagógicas eficazes, promovendo um ensino inclusivo e adaptado às demandas do futuro, sem perder o foco no desenvolvimento de cursos que garantam qualidade e equidade”, defendeu a professora Flávia Obara Kai sobre o evento.

Conheça mais sobre a graduação EAD na Escola de Negócios da PUCPR: https://ead.pucpr.br/cursos-graduacao