Escola de Negócios | PUCPR

Internacionalização

Dupla diplomação: como obter um diploma reconhecido no Brasil e em uma universidade estrangeira

Se a ideia de expandir suas fronteiras acadêmicas e profissionais o inspira, você encontrou o conteúdo certo. Isso porque o tema da dupla diplomação é uma alternativa que possibilita uma formação robusta e diferenciada, que engloba tanto conhecimentos teóricos e práticos quanto aprendizados pessoais.

Em seguida, vamos explorar as possibilidades de dupla diplomação para quem quer impulsionar a carreira e investir em uma experiência de vida transformadora. Principalmente para quem se imagina trilhando uma trajetória de sucesso no mundo dos negócios.

Antes de mais nada, o que significa ter uma dupla diplomação?

Em síntese, a dupla diplomação consiste em cursar uma parte da graduação, do mestrado ou MBA no Brasil e uma parte no exterior. Trata-se de uma modalidade de intercâmbio de longa duração, com duração mínima de dois a quatro semestres.

No caso das parcerias firmadas pela PUCPR, o estudante passa ao menos um ano estudando em uma universidade estrangeira, com validação das disciplinas em seu retorno à instituição de origem.

Assim, ao final do curso, ele recebe um diploma emitido pela PUCPR e pela universidade estrangeira. Ou seja, uma certificação validada pelas duas instituições.

Benefícios que um intercâmbio proporciona

Para além dos conhecimentos específicos ligados à área de formação do curso, a experiência de estudar um período no exterior possibilita muitos ganhos. Por exemplo:

-Aprimorar o conhecimento acadêmico e científico.

-Acesso a novas tecnologias e sistemas educacionais.

-Expansão e networking.

-Adaptabilidade a diferentes perspectivas culturais.

-Autonomia e autoconhecimento.

-Construção de uma carreira internacional.

Essa experiência não só enriquece o aprendizado acadêmico ao expor os estudantes a diferentes metodologias e perspectivas, mas também amplia suas redes de contatos internacionais, o que pode ser crucial para futuras oportunidades de carreira.

Além disso, o intercâmbio fomenta a autonomia e a autoconfiança, desafiando os participantes a saírem de suas zonas de conforto e a se tornarem mais proativos em suas experiências educacionais e pessoais.

Carreira global na área de gestão e negócios

Sobretudo para quem deseja atuar com gestão e negócios, ter no currículo uma diplomação internacional demonstra interesse numa visão mais ampla e diversificada dos mercados e práticas empresariais.

Para muitas empresas, contar com um profissional com esse perfil representa mais chances de competir e crescer em um ambiente global.

Parcerias da Escola de Negócios

Atualmente, a Escola de Negócios da PUCPR tem parcerias referentes à dupla diplomação com mais de 20 instituições de ensino. Sempre prezando pela qualidade de ensino e pelos temas de interesse que podem potencializar a atuação profissional.

Entre os países dessas universidades parceiras estão: Alemanha, Bélgica, Bulgária, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, México, Polônia e Reino Unido.

Os programas ofertados variam conforme a instituição. Por isso, a PUCPR tem um time de Internacionalização capacitado para orientar os estudantes, tanto para a escolha da universidade quanto para a preparação para a vivência dessa experiência.

>>> Confira quais são as instituições parceiras, os programas ofertados por cada uma delas e as cidades onde estão localizadas.

Para programas de dupla diplomação, há também a isenção de mensalidade, exceto para os estudantes do curso de Administração Internacional, conforme contrato.

Internacionalize-se com a PUCPR: experimente ir além

A PUCPR tem orgulho de oferecer vivência internacional aos estudantes por meio de programas inovadores e inclusivos que vão muito além do intercâmbio regular. Afinal, a experiência internacional agrega muito ao currículo e tem se tornado um diferencial cada vez mais decisivo para o sucesso em toda carreira profissional.

Em geral, os editais para participação nos programas de internacionalização são publicados duas vezes ao ano, para ida no primeiro e no segundo semestre.

>>> Saiba mais sobre as opções de internacionalização da PUCPR e veja como se inscrever.

Ficou interessado em ler mais sobre esse tema e explorar as possibilidades que a PUCPR disponibiliza? Leia aqui o Manual do Intercambista. Ou entre em contato pelo e-mail: [email protected].