A visita ocorreu com o objetivo de firmar parceria para criação da Cátedra Sergio Vieira de Mello
No dia 29 de outubro, a Escola de Negócios da PUCPR recebeu visita da ACNUR, agência da ONU para pessoas refugiadas, migrantes e apátridas. Com a participação de William Laureano e Andrea Zamur, representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), foi realizada uma visita ao Centro de Negócios Internacionais para firmar a criação da Cátedra Sergio Vieira de Mello.
A visita foi guiada pela professora Michele Hastreiter, do curso de Negócios Internacionais, pela Coordenadora do Curso de Negócios Internacionais, Professora Patrícia Tendolini, e pela decana da Escola de Negócios, Professora Miriam Stolses Mazo. O encontro e representa um marco no compromisso da Escola de Negócios com iniciativas de apoio a pessoas refugiadas.
A Cátedra agirá como um órgão centralizador das atividades na PUCPR que oferecem atendimento gratuito para esse público, unindo outros programas e facilitando o acesso para as pessoas que necessitarem.
Cátedra Sergio Vieira de Mello
A Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM) é um projeto com início em 2003, reconhecido pela Declaração e Plano de Ação do México para Fortalecer a Proteção Internacional dos Refugiados na América Latina, assinada por 20 países da região, incluindo o Brasil. O intuito da CSVM é fomentar conhecimento e capacitar professores e estudantes sobre temas relacionados ao refúgio através de ensino, pesquisa e extensão. Em território nacional, há 40 instituições de ensino superior vinculadas à CSVM, em 13 estados.
Entre as atividades desenvolvidas na Cátedra estão os trabalhos realizados com refugiados, como o incentivo ao ensino e à revalidação de diplomas, além do ensino de Língua Portuguesa. São também desenvolvidos centros de apoio à saúde mental e física das pessoas refugiadas, além de assessorias jurídicas. Já para a comunidade acadêmica, a CSVM volta-se para o conhecimento multidisciplinar sobre o deslocamento forçado de pessoas por meio de aulas, palestras, publicações, seminários e outros formatos.
Na PUCPR, a Cátedra será gerenciada pelo Núcleo de Mobilidade Humana Internacional (NUMHI), e terá autonomia sobre as atividades realizadas, sendo financiada e apoiada pelo curso de Negócios Internacionais, que liderou o projeto, e recebe o apoio da Diretoria de Identidade da Pró-Reitoria de Missão, Identidade e Extensão da PUCPR.
Refúgio e migração no Brasil
Em 2023, o Brasil reconheceu, ao todo, aproximadamente 143 mil pessoas em situação de refúgio, uma variação positiva de 1.232,1% em relação a 2022. Recebendo pessoas de diferentes nacionalidades, o Brasil é um representante internacional de acolhida a pessoas refugiadas. Entre as iniciativas que visam acolher essas pessoas, é possível mencionar a emissão de vistos humanitários. Curitiba é uma das principais cidades a receber essa população por ser um centro de interiorização, oferecendo apoio por meio da Fundação de Ação Social (FAS) e de iniciativas como a Casa da Acolhida e do Regresso. A PUCPR já atende populações refugiadas através do Programa Lampedusa, entre outras iniciativas, e terá um vínculo direto com a ACNUR por meio da CSVM.
Contatos
E-mail: [email protected]