Dê continuidade aos seus estudos com o PPGCOOP
Quais são suas metas para 2025? Melhorar a saúde financeira, se alimentar de forma mais saudável, dar continuidade aos estudos; em geral, essas são as respostas mais frequentes. Essa época, de virada de ano, é um momento propício para colocar em andamento objetivos para o ano todo. Não apenas pela energia coletiva ou os dias de descanso, mas também pelas oportunidades que surgem.
Pensando nisso, a Escola de Negócios da PUCPR pode te ajudar se seu objetivo esse ano é dar continuidade aos estudos. Para os interessados em Gestão de Cooperativas e Administração de Organizações Complexas e Plurais, as inscrições para o processo seletivo para o mestrado profissional estão abertas.
Cooperativas e Organizações complexas e plurais
Segundo a Política Nacional de Cooperativismo, de 1971, são definidas como cooperativas as sociedades de pessoas que exercem atividades econômicas em comum e são constituídas para prestar serviços aos associados, sem fins lucrativos. Ou seja, as cooperativas tem por objetivo o desenvolvimento socioeconômico pela promoção de atividades dos associados com o mercado de forma coletiva. Os principais ramos de atuação das cooperativas são o agropecuário, o crédito, o transporte, a produção de bens e serviços (como turismo), a saúde, o consumo e a infraestrutura.
Já as organizações complexas são caracterizadas por serem impactadas diretamente por variáveis e imprevisibilidades, que lidam com diversos públicos. Além das cooperativas, são exemplos de organizações complexas os hospitais e as universidades. Por fim, as organizações plurais são diferenciadas pela intenção e atuação, encontrando-se entre o público e o privado.
PPGCOOP
O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais da PUCPR oferece um mestrado profissional de dois anos para quem deseja se aprofundar nessa temática. O PPGCOOP conta com experiências práticas e visitas técnicas, aulas quinzenais e uma abordagem especializada na área, sendo o único programa de pós-graduação da América Latina com foco em cooperativismo.
O PPGCOOP possui duas linhas de pesquisa que conduzem as produções acadêmicas. São elas o Cooperativismo e Associativismo, cujo foco está nas estruturas, funções, exigências, particularidades e educação em cooperativas, e Organizações Complexas, voltada para novas formas de gestão, modelos organizacionais e estratégias em organizações complexas.
Para conhecer mais sobre o programa, nada melhor do que conhecer os professores que orientam os novos alunos.
Alex Weymer
Doutor em Administração com especialização em Gestão Empresarial, Alex Weymer é um professor da linha de pesquisa de Cooperativismo e Associativismo. Possui projetos com foco em liderança feminina em cooperativas e eficácia de treinamentos no setor.
Caio Silva
Doutor em Administração pela PUCPR, Caio Silva participa da linha de pesquisa em Organizações Complexas. Seus projetos são voltados para gestão de pessoas, complexidade organizacional e métodos qualitativos.
Eduardo Damião da Silva
Da linha de pesquisa em Cooperativismo e Associativismo, Eduardo Damião é doutor em Administração e foi decano da Escola de Negócios da PUCPR. Suas pesquisas envolvem governança cooperativa, métricas de ESG e tomada de decisões.
Leila Andressa Dissenha
Doutora em Direito com especialização em direito trabalhista, Leila Dissenha integra a linha de pesquisa em Cooperativismo e Associativismo. Dentro de seus temas de pesquisa estão as bases legais do cooperativismo, compliance e criminologia corporativa.
Vilmar Rodrigues Moreira
Vilmar Rodrigues é doutor em Administração pela FGC-SP e compõe o quadro de professores da linha de pesquisa em Cooperativismo e Associativismo. Possui foco em gestão de riscos, análise de desempenho socioeconômico e riscos em cooperativas.
O processo seletivo para o PPGCOOP está com as inscrições abertas até dia 01/02/2025.
Para mais informações, confira o edital de seleção.