Estudantes de Marketing na PUCPR desenvolveram planejamentos para alavancar o turismo nas cidades de Campo do Tenente e Campo Largo, no Paraná.
Em parceria com a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC), o curso de Marketing da PUCPR deu início a um projeto que visa atender demandas trazidas por prefeitos e secretários da região metropolitana. Com início em 2023, o projeto tem como objetivo desenvolver um planejamento de marketing completo e personalizado para os munícipios. Atualmente, o projeto atende as cidades Campo do Tenente, que já está no processo de implementação do plano de marketing, e Campo Largo, na etapa de apresentação.
O projeto é uma iniciativa vinculada à disciplina Business Lab III, do 5º período da grade curricular de Marketing, e é liderado pelas professoras Silvana Hastreiter e Luana Kava. A atividade proporciona aos estudantes que desenvolvam um planejamento de marketing, elaborando estratégias que abordam da infraestrutura turística à comunicação com base nas necessidades específicas dessas cidades.
Projeto em Campo do Tenente
O projeto em Campo do Tenente teve como de partida a identificação do potencial natural, cultural e religioso do município, além dos desafios envolvendo recursos e ausência de equipes especializadas. A partir de análises e pesquisas, os estudantes, com apoio das professoras responsáveis, reconheceram o desafio central da cidade: promoção do turismo na região.
Foram analisadas potencialidades turísticas, gastronômicas e culturas, que serviram como base para a elaboração de estratégias. O plano desenvolvido, após apresentado na Câmara de Vereadores, recebeu reconhecimento municipal. Em 2024, foi iniciada a implementação de algumas propostas, como a construção de um portal turístico, com verba estadual, e a inclusão de estabelecimentos gastronômicos na rota turística oficial.
Projeto em Campo Largo
Em Campo Largo, o projeto segue premissas similares ao de Campo do Tenente, tendo como foco o incentivo ao turismo na cidade. Após a elaboração e validação, o planejamento está em fase de aprovação com o prefeito e com a Secretaria de Comunicação da cidade. Espera-se que, em breve, o município dê início à implementação do plano, com iniciativas focadas no aproveitamento sustentável do patrimônio cultural e natural de Campo Largo.
Novas formas de aprendizado
Além de um aprendizado prático, o projeto promove um olhar analítico e holístico nos estudantes, cultivando habilidades estratégicas que serão levadas para o mercado de trabalho. Além disso, o projeto decorrente dessa parceria com a ASSOMEC concretiza benefícios para o desenvolvimento econômico e cultural dos municípios, abrindo caminhos para o crescimento sustentável.
“Esse projeto fortaleceu as competências práticas dos estudantes, promovendo uma experiência de aprendizado inovadora e diferenciada”, afirma Luana Kava, professora da disciplina e coordenadora do curso de Marketing.