Escola de Negócios | PUCPR

Internacionalização

Carreira internacional em negócios: Conheça o programa que prepara líderes globais

Descubra como fazer parte da sua graduação em outros países com o International Business Program (IBP), da Escola de Negócios da PUCPR

Uma das principais experiências que enriquecem o currículo de um estudante universitário é o intercâmbio. Estudar parte da graduação em um ambiente estrangeiro pode trazer muitos benefícios, pois indica curiosidade e autonomia. Os recrutadores esperam de profissionais com um intercâmbio no currículo proatividade, coragem e confiança, atributos essenciais para um perfil atrativo.

Se você é estudante na PUCPR e deseja ter uma vivência internacional na área de gestão, o IBP é o programa para você:

International Business Program

O International Business Program (IBP) é um programa de extensão que visa habilitar qualquer estudante da PUCPR a desenvolver seu próprio negócio de forma internacionalizada. Ou seja, o IBP te prepara para gerir uma empresa tanto em solo brasileiro quanto internacional, independente da sua área de atuação. Com duração de 3 a 5 anos, esse programa é cursado em paralelo com sua graduação, sendo parte no Brasil e parte no país de escolha em uma das universidades parceiras.

Principais vantagens

Um dos principais motivos para fazer o International Business Program é adquirir conhecimentos sobre gestão em âmbito internacional. Isso pode te ajudar, por exemplo, a abrir uma clínica médica, uma agência de design ou uma empresa de engenharia, entre tantas outras alternativas. Além disso, caso você tenha interesse em morar fora do Brasil, você pode abrir o seu negócio em outro país; o IBP te prepara exatamente para essas experiências.

Outro ponto importante é que, fazendo o IBP, você garante o aceite para um MBA no exterior. Isso significa que, ao finalizar o programa e a graduação, você automaticamente recebe o aceite para fazer um MBA de um ano em uma universidade parceira fora do país. Essa oportunidade incrementa seu currículo e expande sua vivência estrangeira, além de ser uma opção com custo mais baixo.

Como funciona o programa

O IBP é dividido entre aulas em português e em inglês, visando a profissionalização do idioma e o preparo para o intercâmbio. Ademais, as turmas contam com a participação de estudantes estrangeiros, o que gera uma troca multicultural importante.

Além das aulas de gestão em inglês, você tem uma carga de disciplinas eletivas, também em inglês, que podem ser focadas na sua própria graduação. Já as disciplinas de Vivências Práticas, vão além da teoria e preparam em diversas instâncias. Isso é, há simulados de entrevistas de trabalho, revisão de repertório e outras atividades para desenvolver soft skills.