Escola de Negócios | PUCPR

Escola de Negócios

O que faz um profissional de contábeis? Descubra as opções

Conheça as principais funções na área de Ciências Contábeis atualmente.

É comum encontrar pessoas que não conhecem as atuações dos profissionais de Ciências Contábeis. Muitos acham que essa graduação forma pessoas que vão trabalhar apenas como contadores, mas a verdade é que curso abre possibilidades para áreas e cargos bem diferentes. Por isso, é interessante conhecer algumas alternativas para saber reconhecer as diferentes funções dessa área, que tem se atualizado com o passar dos anos – e com os avanços tecnológicos.

Antes de apresentar algumas das principais funções desses profissionais, é importante saber que quem se forma em Ciências Contábeis pode trabalhar em lugares variados. Ou seja, além de trabalhar em empresas privadas (ou mesmo no terceiro setor), é possível abrir um negócio próprio. Essa opção pode ser uma boa escolha para quem tem interesse no empreendedorismo. Além disso, esse profissional pode abrir uma consultoria, que presta um serviço diferente ao de uma empresa de contabilidade. Também há a opção de integrar o corpo docente de instituições de ensino superior, passando seus conhecimentos adiante e ensinando as gerações seguintes sobre a contabilidade.

Dito isso, vamos conferir as 5 principais atuações de quem se forma em Ciências Contábeis:

Contador

Em primeiro lugar, temos o contador, o profissional que organiza as finanças de pessoas e empresas. É quem controla o que entra e sai no âmbito monetário da empresa ou indivíduo, ajudando a atender questões referentes à impostos, patrimônio, direitos trabalhistas e finanças. Assim, o contador deve sempre seguir as exigências legais e burocráticas necessárias para uma boa administração.

Além disso, o contador elabora relatórios financeiros, orientar na tomada de decisões estratégicas e auxilia na gestão de riscos da organização. Por isso, sua atuação é fundamental para manter a saúde financeira e a conformidade legal das empresas, facilitando o planejamento de forma lógica e evitando problemas.

Auditor

O auditor contábil é o responsável por verificar se as informações registradas na contabilidade da empresa estão corretas. Para tal, é necessário examinar documentos como balanço patrimonial, fluxo de caixa e demonstrações contábeis. Com base nessas análises, o auditor elabora um relatório que avalia os aspectos administrativos, patrimoniais, fiscais, financeiros e econômicos da empresa.

Outro ponto interessante é que o auditor atua na identificação de fraudes, na melhoria dos processos internos e na transparência das informações. Isso garante que a empresa esteja em conformidade com as normas e regulamentos contábeis.

Controlador

O controlador, ou controller, tem como objetivo gerenciar as informações contábeis e financeiras, otimizar processos, garantir o cumprimento de normas (compliance) e buscar eficiência nas operações para agregar valor ao negócio. É um profissional que contribui estrategicamente para o cumprimento do planejamento e análise de novos projetos, ajudando a tomar decisões sobre o investimento de recursos.

Ou seja, o controlador é importante pois garante que os objetivos da empresa sejam alcançados, atuando como o representante dos acionistas dentro da organização. Essa é uma forma de manter as partes alinhadas quanto às ações estratégicas.

Analista Fiscal

Analista fiscal é aquele responsável por apurar e declarar os impostos diretos e indiretos de uma empresa. Isso é, parte do seu dia a dia é fazer a escrituração fiscal, atender fiscalizações e analisar os procedimentos fiscais da empresa. Além disso, o analista fiscal lança custos, realiza análises, elabora relatórios de resultados e oferece suporte aos sócios e à área de controladoria da organização.

É um profissional que apura a conformidade com as obrigações fiscais, otimizando a carga tributária e se atualizando sobre as mudanças na legislação, de forma a contribuir para a segurança fiscal e financeira da empresa.

Perito Contábil

Por fim, o perito contábil auxilia na resolução de casos envolvendo empresas. Esse profissional pode ser solicitado por um juiz, em casos judiciais, ou por uma das partes interessadas, em situações extrajudiciais, para avaliar a situação e contribuir na resolução. Em outras palavras, o perito contábil apresenta provar e emite um laudo pericial que contribui para a resolução do caso com base em conhecimentos técnicos.

Esse profissional precisa atuar com imparcialidade e objetividade, garantindo que a análise seja justa e precisa. Isso é crucial para resolver as situações de forma ética e para a tomada de decisões informadas no processo.