Professor da PUCPR comenta sobre o adiantamento da restituição do Imposto de Renda em entrevista à Rádio Mais.
Quando o assunto é imposto de renda, a maioria das pessoas pode se ficar animada ao saber que tem um valor a restituir e, mais ainda, quando fica sabendo que é possível adiantar este valor.
A pergunta que não quer calar nesses momentos é: vale a pena pedir o adiantamento da restituição do Imposto de renda?
Esse foi o assunto da conversa que o Especialista em Finanças e Professor de Administração da PUCPR, Allan Inácio, teve recentemente na Rádio Mais.
Opinião do especialista
Segundo Inácio, apesar de ser tentador pedir o adiantamento da restituição do Imposto de Renda, você precisa observar as taxas de juros envolvidas, bem como qual a urgência desta antecipação.
O professor explica que, em algumas situações, pode ser útil a antecipação, contudo, ele a recomenda somente quando a pessoa está com alguma emergência e não tem outra alternativa, ou quando está utilizando algum tipo de crédito mais caro, ou seja, com taxas de juros superiores às taxas da antecipação do Imposto de renda pois, neste caso, o contribuinte trocaria uma dívida cara por uma dívida mais barata.
Além disso, o especialista incentiva que, antes de pedir o adiantamento da restituição, o contribuinte pesquise outras modalidades de crédito que sejam mais baratas, pois segundo ele, este tipo de crédito não tem se mostrado tão atrativo, havendo outras possibilidades mais interessantes.
Por fim, o especialista não indica essa antecipação em situações em que o indivíduo irá utilizar a restituição para o consumo em si. Neste caso, o consumidor pode esperar para comprar mais barato e sem as taxas de juros envolvidas neste adiantamento, podendo usufruir melhor de sua aquisição.
Confira a entrevista na íntegra, onde o professor cita exemplos de situações em que pedir o adiantamento pode ser vantajoso:
Como pedir o adiantamento da restituição do Imposto de Renda?
Você pode fazer o pedido de antecipação da restituição do Imposto de Renda por meio do banco que indicou na sua declaração. Envie a sua declaração de Imposto de Renda e o banco irá analisar a sua solicitação e, não havendo empecilhos, liberar o crédito.