Escola de Negócios | PUCPR

Finanças e Contabilidade

Consórcios e Imposto de Renda: como declarar?

Consórcios entram na ficha de bens e direitos da Declaração do Imposto de Renda dos contribuintes. Mas você pode perguntar “e se eu ainda não tiver sido contemplado, o que faço?”.

A resposta é: tenha em mãos o informe de pagamentos e CNPJ da administradora de consórcio e siga as instruções dadas pela professora de Ciências Contábeis da PUCPR no vídeo a seguir.

O que é um consórcio?

Trata-se de um meio de autofinanciamento, onde um grupo de pessoas formam uma poupança conjunta e viabilizam a aquisição de bens ou serviços para cada uma delas.

Prazo Imposto de Renda 2023

A declaração de Imposto de Renda 2023 tem como prazo o dia 31 de maio e os contribuintes devem usar como base o ano de 2022.

Tira-dúvidas

No dia 25 de abril, docentes e acadêmicos da Universidade estarão disponíveis para tirar dúvidas presencialmente sobre o tema. A ação é gratuita, aberta a todos e ocorre das 13h às 17h30, no Hub de Empreendedorismo e Inovação, localizado no térreo da Escola de Negócios da instituição, no Bloco 4 (Laranja) do Câmpus de Curitiba.