Escola de Negócios | PUCPR

Finanças e Contabilidade

Deduções legais e dependentes: Saiba como declarar no IRPF

Dependentes comuns, despesas médicas, crédito educativo do FIES, mensalidade de universidade, pagamentos de mensalidades realizados por outra pessoa… São várias especificidades que podem gerar dúvidas na sua declaração de Imposto de Renda.

Por isso, separamos algumas delas e montamos um tira-dúvidas.

Veja esta coletânea de vídeos preparada pelos professores de Ciências Contábeis da PUCPR e tenha as principais respostas sobre a caracterização de dependentes e deduções legais do Imposto de Renda!

Posso colocar meus filhos como dependentes no imposto de renda?
Recibos médicos no imposto de renda?
FIES no imposto de renda?
Mensalidades da universidade são dedutíveis para imposto de renda?
Ainda posso ser considerado como dependente no imposto de renda?
Meu avô paga minha graduação, ele pode me colocar como dependente no imposto de renda?

O que são deduções legais?

São despesas que podem ser abatidas da base de cálculo dos rendimentos para fins de Imposto de Renda, tais como educação, saúde e previdência privada, podendo reduzir o valor de imposto devido ou garantir a sua restituição.

Prazo Imposto de Renda 2023

A declaração de Imposto de Renda 2023 tem como prazo o dia 31 de maio e os contribuintes devem usar como base o ano de 2022.

Tira-dúvidas

No dia 25 de abril, docentes e acadêmicos da Universidade estarão disponíveis para tirar dúvidas presencialmente sobre o tema. A ação é gratuita, aberta a todos e ocorre das 13h às 17h30, no Hub de Empreendedorismo e Inovação, localizado no térreo da Escola de Negócios da instituição, no Bloco 4 (Laranja) do Câmpus de Curitiba.