Escola de Negócios | PUCPR

Pessoas e Organizações

Quem é da área da saúde precisa pensar em gestão?

Saúde e gestão, eis a questão: Saiba o que profissionais da saúde precisam levar em consideração em seus negócios.

Será que quem é da área de saúde precisa pensar em gestão?

A resposta é sim!

Gerir a área de Saúde sob a ótica empresarial é um tanto desafiador. Por isso, este tema vem sendo levantado na área de Especialização nos últimos anos. O tema se constitui como um fator crítico de sucesso para a sustentabilidade do setor tanto pela ótica business como pela ótica das pessoas.

Os princípios que regem o universo da gestão de negócios estão em consonância com o setor de Saúde. Entretanto, é necessário compreender os fatores que diferenciam este segmento de saúde dos demais, uma vez que, neste caso, os clientes são pacientes, havendo uma relação de consumo bem distinta da convencional.

Neste caso, é necessário não somente a oferta de produtos e serviços, mas também e, tão relevante quanto, uma experiência que contemple assertividade, resolutividade frente aos problemas e necessidades de cada pessoa, revestida do nível de acolhimento que esta área demanda.

Com isso, é preciso compreender que se trata de um setor que pode ser lucrativo, gerar receita para reinvestimento contínuo, acompanhando o desenvolvimento e crescimento tecnológico e, por isso, deve contemplar o “como” realizar uma gestão estratégica, comercial, financeira e enfrentando desafios diversos como:

• Questões relacionadas a ética deste tipo de negócio;
  • Questões comerciais e de experiência do cliente;
  • Questões financeiras, como uma precificação que considere os custos envolvidos e reflita a qualidade dos serviços oferecidos;
  • Questões relacionadas a gestão de pessoas.

O curso de Gestão Hospitalar e de Serviços de Saúde da PUCPR

Mas como lidar com tudo isso? Uma forma de facilitar a sua vida é investir em um curso de pós-graduação na área.

O curso de Gestão Hospitalar e de Serviços de Saúde da PUCPR, direcionado especialmente para profissionais da área da saúde, leva em consideração a existência de processos complexos, recursos limitados e o principal: a vida das pessoas.

Com isso, o curso visa o desenvolvimento de uma visão estratégica para o negócio. Além disso, apresenta e estimula o emprego de ferramentas que permitam ao profissional obter um ganho de eficiência e eficácia nos processos de gestão como um todo.

Outros benefícios do curso envolvem o desenvolvimento da capacidade analítica de forma estruturada e sintética dos dados e informações relacionados a área da Saúde, propiciando a visão ampla de cenários e conjunturas às quais o setor está inserido.

Além disso, o curso desenvolve habilidades relacionadas às pessoas, especialmente no que tange à comunicação, planejamento, gestão e liderança.

Público-Alvo

O curso é dedicado a profissionais da área médica, enfermeiros, farmacêuticos, bioquímicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, biólogos, psicólogos, odontólogos e demais profissionais de diversas áreas de formação, que já atuam ou pretendem atuar com gestão hospitalar de saúde.

Créditos: Profª. Luiza Giraud